Aqui você encontra todos os estádios e arenas de futebol no Estado de Minas Gerais – MG – história, informações, como chegar, setores dos estádios e muito + mais +

História Arena MRV

A história da Arena MRV, a casa do Atlético Mineiro, é marcada por sonhos, persistência e superação.

Mais do que um estádio de futebol, a arena representa a concretização de um desejo antigo da torcida atleticana e um marco para o futebol mineiro e brasileiro.

Raízes de um sonho

A ideia de construir um estádio próprio para o Atlético Mineiro remonta à década de 1960.

Diversos projetos foram idealizados e tentativas realizadas ao longo dos anos, mas nenhum se concretizou.

Em 2013, sob a gestão do então presidente Alexandre Kalil, a construção da Arena MRV ganhou novo fôlego.

Superando obstáculos

O caminho para a realização do sonho não foi fácil. Obstáculos como a captação de recursos, a escolha do local e a aprovação de licenças precisaram ser superados.

Em 2014, a MRV Engenharia se uniu ao Atlético como parceira do projeto, viabilizando a captação de parte dos recursos necessários.

Arena MRV Reforma

A Arena MRV, a casa do Atlético Mineiro, está em fase final de obras e a expectativa é que seja inaugurada em março de 2025.

Atualmente, os trabalhos se concentram na finalização da cobertura, instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos, e na colocação do gramado.

Detalhes da reforma

A cobertura do estádio já está completamente instalada, tornando-a a maior cobertura em vão livre da América Latina.

A altura do estádio chega a 51 metros, equivalente a um prédio de 17 andares.
O custo final das obras deve chegar a R$ 1 bilhão.

Algumas das novidades da Arena MRV

Acesso facilitado: A arena contará com amplo acesso para pessoas com deficiência, incluindo rampas, elevadores e assentos adaptados.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia mais

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é um estádio de futebol localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Inaugurado em 1965, é o quinto maior estádio do Brasil, já tendo sediado cinco finais da Copa Libertadores, uma Copa Intercontinental e escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. Em 2003, foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.

Em junho de 2014, tornou-se primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a conquistar a categoria máxima de certificação ambiental Leadership in Energy and Environmental Design, concedida pelo Green Building Council Institute.

O Mineirão ficou marcado como o palco da maior derrota da Seleção Brasileira de Futebol, uma goleada de 7 x 1 da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo FIFA de 2014, que ficou conhecida como Mineiraço.

O estádio é parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek e construído entre 1942 e 1944. Em 17 de julho de 2016, o local passou a ser considerado um Patrimônio da Humanidade após reunião de membros da Unesco em Istambul, na Turquia.

Estádio do Minerão

História Estádio do Mineirão

O projeto de construção do Mineirão antecede a sua inauguração em mais de 25 anos. Na década de 1940, começaram movimentos tímidos, envolvendo dirigentes, empresários, atletas e jornalistas.

A ideia era construir em Belo Horizonte um campo que acompanhasse a evolução do futebol mineiro. Os três principais times da capital mineira possuíam seus estádios, mas estes eram acanhados, desconfortáveis e já não suportavam a demanda dos torcedores.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia mais

Estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Estádio Independência, é um estádio de futebol localizado no bairro do Horto, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e foi inaugurado em 1950 para a Copa do Mundo de futebol realizada no Brasil. Ao passar por reformas de modernização para ampliar a segurança e o conforto, foi rebatizado como Arena Independência em 2012.

Pertenceu no passado ao licenciado Sete de Setembro Futebol Clube, razão pela qual o estádio é chamado de Independência.

É de propriedade do América Futebol Clube e do Clube Atlético Mineiro. O nome original é uma homenagem a um ex-presidente do Sete de Setembro.

Arena Independência

História Arena Independência

Em 1947, o prefeito Otacílio Negrão de Lima escolheu um terreno no bairro Oswaldo Cruz (atual Horto) para construir o estádio que sediaria os jogos de Belo Horizonte na Copa do Mundo FIFA de 1950.

Em 18 de junho de 1950, uma semana antes da inauguração, o time do Sete de Setembro testou e aprovou o gramado.

Sua inauguração ocorreu no dia 25 de junho de 1950, com o jogo Iugoslávia 3 a 0 Suíça. Quatro dias depois, o Independência foi palco de Estados Unidos 1 a 0 Inglaterra, partida considerada a maior zebra da história das Copas do Mundo. O último jogo foi Uruguai 8 a 0 Bolívia em 2 de Julho, na única partida do Uruguai na primeira fase – o time eventualmente ganharia a Copa diante da Seleção Brasileira em um Maracanã lotado.

Inicialmente o estádio pertencia ao Governo do estado de Minas Gerais, mas passou a ser propriedade do clube Sete de Setembro em 1965, após a inauguração do Mineirão.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia mais

O Estádio Municipal Parque do Sabiá, que por muitos anos levou o nome de Estádio Municipal João Havelange, é um estádio multiuso localizado na Zona Leste da cidade de Uberlândia.

O estádio está localizado no Complexo Municipal Virgílio Galassi, juntamente com o Parque do Sabiá e a Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho). O estádio foi inaugurado no dia 27 de maio de 1982, pelo prefeito de Uberlândia Virgílio Galassi, com um amistoso entre a Seleção Brasileira e a Irlanda, jogo vencido pelos brasileiros pelo placar de 7 a 0 com a presença do Pelé, do presidente Figueiredo e do presidente da FIFA João Havelange nas tribunas do estádio.

Estádio Parque do Sabiá

O primeiro gol foi marcado por Paulo Roberto Falcão.

Segundo o Cadastro Nacional de Estádio de Futebol a capacidade do estádio é de 56.450 pessoas, sendo permitida a entrada pelo corpo de bombeiros de 53.350. O estádio é o segundo maior estádio do estado de Minas Gerais, o oitavo maior do Brasil, o 93° do mundo e o maior do interior do Brasil.

É de propriedade da Prefeitura de Uberlândia e tem o Uberlândia Esporte Clube, o Clube Atlético Portal, a Associação Desportiva Unitri e é a casa do Coimbra Esporte Clube no ano de 2015 também. O nome de João Havelange, foi uma homenagem a um dos ex-presidente da FIFA, porém as questões de corrupção envolvendo a entidade do futebol, provocou pedidos de mudanças do nome do estádio.

História Estádio Parque do Sabiá

O Estádio Parque do Sabiá, faz parte do Parque Municipal Virgílio Galassi, juntamente com o Parque do Sabiá e Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho).… Clique aqui para ler todas as informações

Leia mais

Todos os Estádios
×