O Estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, devido à parte de sua localização estar na rua de mesmo nome, é o estádio de futebol pertencente ao Club de Regatas Vasco da Gama. Foi inaugurado em 21 de abril de 1927, sendo até hoje o maior estádio particular do estado do Rio de Janeiro.
Sua fachada, em estilo neocolonial, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além disso há um Projeto de Lei 1563/96 na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, apresentado em 29 de maio de 1996, com o fim de tombar o estádio e seu complexo esportivo e social, por seu valor histórico, cultural, esportivo e social.
MENU - CONTEÚDO DA PÁGINA
História Estádio São Januário
Nos primeiros anos do futebol no clube, o Vasco usou como estádio o campo do Andarahy, que depois se tornou campo do America, que numa permuta cedeu o terreno para construção do Shopping Iguatemi, atual Boulevard Rio Shopping. Desde a ida para a primeira divisão, em 1923, a diretoria vascaína já traçava planos para a construção de um estádio próprio. Contudo, a ideia só foi levada mesmo a cabo após a criação da AMEA. Um dos motivos argumentados para a não inclusão do Vasco na nova liga era a falta de um estádio próprio. Por este motivo, foi-se então dado o pontapé para a construção de São Januário. Começava ali uma campanha intensa de arrecadação de verbas.
No dia 28 de março de 1925, o Vasco assinou uma escritura de compromisso de compra e venda de um terreno de 65.445 m² em São Cristóvão da Sociedade Anonyma Lameiro no valor de 609:895$000 (seiscentos e nove contos e oitocentos e noventa e cinco mil réis) frutos de arrecadação popular. Feito isso, foram arrecadados mais aproximadamente 2.000:000$000 (dois mil contos de réis) para poder construir o estádio.
A Pedra Fundamental foi dada em 6 de junho de 1926, quando da assinatura do então prefeito do Distrito Federal, Alaor Prata. Para a construção foi chamada a firma Cristiani & Severo. O arquiteto português Ricardo Severo foi nomeado responsável pelo projeto do estádio.
Durante a construção, um problema: presidente da República, Washington Luís se negou a autorizar a importação de cimento belga – já utilizado no Jockey Club. Sem aquele tipo de cimento, necessário para uma obra daquele porte, foi-se usada uma solução criativa e útil: uma mistura de cimento, areia e pedra britada. Estima-se que pelo menos 6.000 barris de cimento e 252 toneladas de ferro foram usadas na obra.
Dez meses depois, o Estádio era inaugurado, com a presença de Washington Luís para se tornar o maior estádio do mundo novo. Até 1930, quando da inauguração do Estádio Centenário em Montevidéu (para a primeira Copa do Mundo), era o maior das Américas. Até 1940, quando da inauguração do Pacaembu em São Paulo, o estádio era o maior do Brasil, e até 1950, na inauguração do Maracanã, era o maior do Rio de Janeiro. Após mais de 90 anos desde sua inauguração, este templo do futebol continua sendo o maior estádio particular do estado.
No jogo inaugural, dia 21 de abril de 1927, uma partida contra o Santos, potência paulista da época. O gol inaugural do estádio foi feito pelo santista Evangelista, aos 20 minutos do primeiro tempo. O primeiro gol vascaíno foi marcado pelo jogador Negrito aos 23 minutos do primeiro tempo. O Santos ganhou de 5 a 3, com dois gols de Evangelista, Feitiço, Omar e Araken Patuska.
Antes da partida houve várias solenidades, culminando com o corte de uma fita simbólica pelo aviador português Sarmento de Beires, realizador da travessia Lisboa-Rio comandando o hidroavião Argos.
Em 31 de março de 1928 foram inaugurados os refletores, já com a arquibancada em curva atrás de um dos gols concluída. O jogo foi contra o time uruguaio Wanderers. O Vasco venceu por 1 a 0, com um gol do ponta-esquerda Santana, em um chute direto do escanteio.
O primeiro jogo da Seleção Brasileira no estádio ocorreu em 15 de janeiro de 1939, pela Copa Rocca. O Brasil perdeu de 5 a 1 para os rivais argentinos. O primeiro gol brasileiro foi feito por Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que tinha jogado no Vasco cinco anos antes.
Também neste estádio foram jogados as finais da Libertadores de 1998 vencida pelo Vasco da Gama, da Copa do Brasil de 2005 vencida pelo Paulista-SP, além da primeira partida da final da Copa do Brasil de Futebol de 2011 vencida pelo Vasco da Gama.
O Vasco da Gama manda seus jogos no Estádio de São Januário. O clube utiliza o Maracanã apenas em jogos de grande importância, e também os clássicos contra seus três rivais da cidade.
No dia 20 de maio 2007, o atacante Romário marcou o seu milésimo gol, na partida entre Vasco da Gama e Sport Recife.
Estádio São Januário Estátua de Romário
Em 2007 foi inaugurada no estádio de São Januário uma estátua de bronze em tamanho natural do craque e ídolo vascaíno Romário.
A estátua fica localizada dentro do gramado atrás da baliza à esquerda das cabines de rádio e TV, baliza está na qual Romário marcou seu milésimo gol.
Segundo o então presidente do Vasco, Eurico Miranda, a estátua é uma homenagem a um atleta que tanto contribuiu com Vasco, sendo um dos maiores goleadores do clube e também uma homenagem ao milésimo gol do atacante.
Estádio São Januário Construção
O estádio passou por uma série de reformas visando proporcionar maior conforto aos torcedores e jogadores. Em parceria com patrocinadores, o Vasco reformou completamente os vestiários de São Januário deixando-os com estrutura de primeiro mundo, além disso inaugurou um novo setor no estádio chamado “Setor Premium” onde torcedores encontram diversas opções de lazer e um maior conforto ao assistir aos jogos.
Outras reformas notáveis foram a substituição dos antigos alambrados do estádio por modernos vidros temperados, a mudança completa do gramado atendendo aos padrões internacionais da FIFA, a pintura completa da arquibancada e cadeiras sociais e por fim a inauguração de um dos mais modernos placares eletrônicos do Brasil.
Estádio São Januário Parque Aquático
Inaugurado em 30 de agosto de 1953, o parque aquático serve às escolas de natação e à competições da modalidade. Composto por quatro piscinas: uma olímpica, uma para saltos ornamentais e duas pequenas, para o aquecimento dos atletas, vestiários, uma estação para tratamento de água e uma sala de musculação.
Em 1998 sediou uma etapa do Copa do Mundo de Natação (a primeira disputada no Brasil) como parte das comemorações pelo centenário do clube e o Pré-Olímpico de Polo Aquático em 2004.
Em maio de 2018, o parque aquático volta a receber uma competição pela primeira vez em seis anos, uma etapa do Circuito Estadual de Natação.
Estádio São Januário Ginásio Vasco da Gama
O Ginásio Vasco da Gama, inaugurado em 23 de setembro de 1956, é o principal com capacidade para 1000 pessoas. Em 2015 passou por uma reforma depois de uma campanha de financiamento coletivo entre torcedores e sócios de todas as regiões do país.
O ginásio fechado desde 2011 foi completamente reformado com piso, iluminação, placar eletrônico, vestiários e tribuna especial. Em 2016, o ginásio foi utilizado pela equipe masculina de basquete na conquista da Liga Ouro de Basquete e do acesso ao NBB 2016–17.
Estádio São Januário Sala de Troféus
Localizada logo após a entrada principal do estádio (a direita), a sala conta com cerca de 8 mil troféus, taças, copas, bronzes, placas, faixas, flâmulas, medalhas, diplomas e fotos conquistados na história do clube.
Estádio São Januário Mega Loja
Para quem visita São Januário é obrigatório a parada na mega loja oficial Gigante da Colina. Em um espaço de 500m2 repleto de imagens e símbolos do Clube, o torcedor vascaíno encontrará toda linha de produtos licenciados do Cruz-Maltino.
Além disso, você poderá sentir a emoção de entrar no túnel com gritos da torcida, posar para fotos ao lado das estrelas cruzmaltinas. A loja oferece serviço de personalização de nome e número na camisa oficial do Vascão.
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:
- Segunda à sexta-feira: 9h às 19h
- Sábado: 9h às 18h
- Domingos e Feriados: 9h às 15h
Entrada pela Rua General Almério de Moura e pela parte interna do Clube (para sócios).
Telefone: (21) 2580-8769.
Estádio Vasco da Gama Capacidade 2019
O Estádio São Januário tem capacidade para 21.8801 pessoas.
Apelidos Estádio São Januário
- Estádio São Januário
- Colina Histórica
- Caldeirão
Estádio Vasco da Gama – Tour
O TOUR PELA COLINA HISTÓRICA proporciona aos torcedores, sócios e visitantes em geral a oportunidade de realizar uma visita guiada de 1h20m pelo Estádio Vasco da Gama. Uma verdadeira viagem pela História do Club de Regatas Vasco da Gama.
O Tour funciona de segunda a sábado, em horários pré-definidos, com grupos de no máximo 30 pessoas. O ingresso deverá ser adquirido na recepção do Tour, localizada na entrada principal do Estádio. O agendamento para a visitação pode ser feito pelo telefone do Centro de Memória do Clube: (21) 2176-7390 ou pelo e-mail: [email protected]. Não haverá Tour aos domingos, feriados e em dias de jogos em São Januário.
HORÁRIOS
SEGUNDA-FEIRA E DIAS APÓS JOGOS EM SÃO JANUÁRIO
- 1ª Saída – 12:00
- 2ª Saída – 13:30
- 3ª Saída – 15:00
- 4ª Saída – 16:30
DE TERÇA A SEXTA
- 1ª Saída – 9:30
- 2ª Saída – 11:00
- 3ª Saída – 12:30
- 4ª Saída – 13:30
- 5ª Saída – 15:00
- 6ª Saída – 16:30
SÁBADOS
- 1ª Saída – 9:30 (Com intérprete de libras)
- 2ª Saída – 10:00
- 3ª Saída – 11:00 (Com intérprete de libras)
- 4ª Saída – 11:30
ROTEIRO
Busto do Almirante / Salão de Troféus / Tribuna de Honra / Ginásio Vasco da Gama / Vestiário do Futebol Profissional / Estátua do Gol Mil – Romário / Painel de Ídolos / Colégio Vasco da Gama / Capela Nossa Senhora das Vitórias / Parque Aquático / Megaloja do Vasco
Estádio São Januário Venda de Ingressos
Os sócios do Vasco podem realizar a compra de ingresso também pela internet, entrando na área exclusiva do site: www.vasco.com.br/socio
Após efetuar o login, basta clicar na seção indicada para compra de ingressos que você será redirecionado para o site FutebolCard, sem precisar de um novo cadastro, já com o desconto relativo a cada categoria. Lembramos que é importante estar com todos os dados preenchidos e atualizados no site do Programa de Sócios. Pontos de venda:
Modalidade do Ingresso
1 Os professores devem apresentar Carteira de Professor que comprove o exercício da função. |
Maiores públicos Estádio do Vasco da Gama
- 1ª – 40.209 – Vasco da Gama 0x2 Londrina – 19 de fevereiro de 1978
- 2ª – 36.910 – Vasco da Gama 2×2 Vitória – 21 de novembro de 1999
- 3ª – 36.273 – Vasco da Gama 2×0 Barcelona de Guayaquil – 12 de agosto de 1998
- 4ª – 35.308 – Vasco da Gama 2×0 Internacional – 26 de setembro de 1999
- 5ª – 34.147 – Vasco da Gama 2×1 Ponte Preta – 20 de agosto de 2000
- 6ª – 33.814 – Vasco da Gama 1×1 Paraná – 19 de setembro de 1999
- 7ª – 33.516 – Vasco da Gama 2×1 Atlético Paranaense – 31 de outubro de 1999
- 8ª – 33.428 – Vasco da Gama 2×1 Palmeiras – 16 de outubro de 1999
- 9ª – 33.378 – Vasco da Gama 2×0 Fluminense – 30 de outubro de 1949
- 10ª – 33.330 – Vasco da Gama 0x0 Cruzeiro – 23 de maio de 1998
Maior Artilheiro Estádio São Januário
O maior artilheiro de São Januário é Roberto Dinamite, também maior artilheiro vascaíno, com 184 gols marcados no estádio. Logo em seguida vem Romário, com 152 gols, e Ademir Marques de Menezes, com 94 gols.
Estádio São Januário Setores
Estádio do Vasco da Gama Mapa
Google Street View Estádio do Vasco da Gama
Como chegar Estádio São Januário
Confira as melhores maneiras para se chegar ao Estádio São Januário:
Ônibus:
- 209 – Praça XV – Caju (Via São Cristóvão)
- 355 – Tiradentes – Madureira (Via São Cristóvão)
- 472 – Triagem – Leme – Regular
- 473 – São Januário – Lido (Via Tunel Rebouças)
- 214 – Abolição X Castelo – Especial
- 350 – Irajá – Passeiro (Via Praça das Nações)
- 1045 – Abolição – Castelo – Viagem parcial
- 210 – Caju – Praça XV (Via Cais do Porto)
Para saber o trajeto de cada linha acesse site do Rio Ônibus e coloque o número do ônibus. Use o mapa para identificar a rua mais próxima ao estádio.
Metrô ou trem:
O bairro de São Cristóvão possui estações de trem (no ramal Deodoro) e metrô (na linha 2) de mesmo nome, porém elas ficam a cerca de três quilômetros do estádio (aproximadamente 40 minutos a pé).
Metrô ou trem e táxi:
Uma alternativa é a utilização de metrô ou trem até a estação de São Cristóvão, e, de lá, pegar um táxi até São Januário. Esse trecho dura aproximadamente dez minutos de carro.
Carro:
Se o torcedor decidir ir de carro, as opções são percorrer a Linha Vermelha e sair na altura do Campo de São Cristóvão, seguindo a partir daí as placas até o local; pegar a Avenida Brasil (em direção ao centro da cidade) e, ao perceber a chegada da Linha Vermelha, entrar à direita na rua Bela e seguir até a Ricardo Machado, também à direita, que dá acesso ao estádio; ou optar pela Quinta da Boa Vista, seguir até o fim da Avenida Rotary Internacional e virar à direita até o Largo da Cancela, percorrendo a Rua São Januário.
Estacionamento:
O torcedor encontrará dificuldades para achar estacionamento. Dentro do estádio, só é liberada a entrada de carros para as pessoas que compram a Poltrona Especial. Do lado de fora, o campo que fica localizado em frente à entrada social do clube é usado como estacionamento. Nas ruas que cercam São Januário também são encontrados estacionamentos.
Fotos Estádio São Januário
Imagem Panorâmica
Imagem Aérea
Arquibancadas
Dia de Jogo
Gramado
Estádio São Januário PES
O Estádio São Januário é um dos times que tem ou teve presente no game seu estádio virtual na franquia PES da Konami. Os gritos oficiais da torcida também estarão no jogo. O estádio se junta a outras arenas brasileiras confirmadas em PRO EVOLUTION SOCCER. Confira abaixo as fotos do Estádio São Januário 2013 e 2018.
PES 2013
PES 2018
Qual time pertence a Estádio São Januário?
Club de Regatas Vasco da Gama – www.vasco.com.br
Club de Regatas Vasco da Gama é uma entidade sócio-poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro, fundada em 21 de agosto de 1898 por um grupo de remadores. Inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498, batizaram a nova agremiação com o nome do herói português que alcançou tal feito, o navegador Vasco da Gama.
Apesar de ter sido fundado como um “Clube de Regatas“, consagrando-se no remo como um dos maiores campeões do país, o Vasco da Gama ainda abrange outras modalidades como atletismo, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, dentre outros, tendo como esporte mais tradicional o futebol.
As cores do Vasco guardam forte significação: o preto remete aos mares desconhecidos do Oriente, desbravados por Vasco da Gama, enquanto o branco da faixa diagonal refere-se à rota descoberta pelo almirante.
Além disso, estas são cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que foi o primeiro clube do Brasil a lutar contra preconceitos raciais e sociais), tendo sido o primeiro na história dos clubes esportivos do Brasil a ter elegido um presidente “não branco” (em 1904, numa época em que o racismo era prática comum no esporte, os vascaínos tiveram a honra de conduzir o mulato Cândido José de Araújo ao degrau mais alto do clube).
A Cruz, principal símbolo, tem forte aspecto religioso, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira.
Hino do Club de Regatas Vasco da Gama
Vamos todos cantar de coração
A Cruz de Malta é o meu pendão
Tu tens o nome de um heroico português
Vasco da Gama, a tua fama assim se fez!
Tua imensa torcida é bem feliz
Norte e sul
Norte e sul deste Brasil
Tua estrela, na terra a brilhar, ilumina o mar!
No atletismo és um braço
No remo és imortal
No futebol és o traço de união Brasil-Portugal!
No atletismo és um braço
No remo és imortal
No futebol és o traço de união Brasil-Portugal!
Mascote Club de Regatas Vasco da Gama
No início dos anos 40, o mascote do Vasco era o Almirante, em homenagem ao navegador português Vasco da Gama. Essa foi uma criação do cartunista uruguaio Lorenzo Molas.
Na década de 1950 foi criada a figura bem-humorada de um comerciante português barrigudo e bigodudo e de tamancos com a camisa do clube, representando os comerciantes portugueses, já que muitos imigrantes portugueses que decidiam viver no Brasil nesta época muitas vezes se dedicavam as atividades comerciais. Nos anos 1960, o cartunista Henfil, no Jornal dos Sports, criou o apelido Bacalhau, que também teve aceitação entre os torcedores.
Shows e Eventos Estádio São Januário
Em 1935 foi realizado no estádio o encerramento do Primeiro Congresso Nacional de Educação, que reuniu o Ministro Gustavo Capanema, o presidente da República, Getúlio Vargas e centenas de educadores e estudantes numa discussão sobre os rumos da educação nacional.
Foi também em São Januário que ocorreram os corais do maestro Heitor Villa-Lobos, que em 1940 reuniu 40.000 estudantes das escolas do Distrito Federal num coral de canto orfeônico. Naquele mesmo ano, o estádio serviu como palco do comício de 1º de maio que o presidente Getúlio Vargas anunciou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as primeiras leis trabalhistas do Brasil. Getúlio usaria durante toda a década de 1940 São Januário como palco de seus discursos.
O estádio também sediou o Desfile das Escolas de samba do Rio de Janeiro nos anos de 1943 e 1945. Em 1943 um desfile comemorativo promovido pela primeira-dama, Darci Vargas. Já em 1945 a competição oficial, que teve como campeã a Portela com o enredo “Brasil Glorioso”.
Já em 1985, São Januário foi palco do show do grupo porto-riquenho Menudo. A imprensa estimou o público em 80 mil; os organizadores falaram em 130 mil espectadores. Devido ao grande número de pessoas, milhares não conseguiram entrar para o show, e duas jovens morreram pisoteadas.
Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014
O Estádio de São Januário serviu de Centro de Treinamento para as seleções do Brasil, México e Espanha na Copa das Confederações FIFA de 2013 e ainda sediou um amistoso entre as seleções da Itália e do Haiti. Com o Estádio de São Januário cedido a FIFA, a mesma doou balizas novas, redes, barreiras, máquina de gelo e máquina para o gramado, além de uma nova adaptação no gramado e nova posição dos bancos de reservas.
Na Copa do Mundo de 2014 o Estádio de São Januário foi novamente Centro de Treinamento para as seleções do Uruguai, Colômbia, Equador e das finalistas Argentina e Alemanha.
Vídeo Estádio São Januário
Final da Copa João Havelange e Queda Alambrado
São Januário 90 anos: alambrado cai e transforma festa em tragédia
Um dia que era para ser de alegria acabou se tornando um dos episódios mais tristes de São Januário e do futebol brasileiro. Na finalíssima da Copa João Havelange, em 2000, o alambrado do estádio cedeu e deixou cerca de 160 feridos. O acidente interrompeu o jogo, gerou discussão via imprensa de Eurico Miranda e Anthony Garotinho, que era o governador do Rio de Janeiro na época, e muita confusão.
No dia 30 de dezembro de 2000, Vasco e São Caetano entraram em campo para a segunda partida da final da João Havelange, que substituiu o Brasileirão daquele ano devido a um imbróglio jurídico envolvendo Gama, Botafogo e Internacional. Após empatar em 1 a 1 no jogo de ida, em São Paulo, o Cruz-Maltino tinha a vantagem do empate sem gols para ficar com o tetracampeonato brasileiro. Porém, o confronto daquele dia não terminou.
A Colina Histórica estava apinhada de torcedores, 33 mil ingressos foram vendidos, e a festa era grande. Porém, ela acabou logo aos 23 minutos do primeiro tempo. Uma briga entre torcedores vascaínos acabou ocasionando um tumulto nas arquibancadas. No corre-corre, as pessoas foram caindo e se amontoando no alambrando, que caiu. Ninguém morreu, mas cerca de 160 pessoas se feriram. Com ambulâncias e helicópteros socorrendo as vítimas que se pisoteavam, o estádio parecia um campo de batalha.
De acordo com testemunhas, a briga na arquibancada começou por conta da substituição de Romário por Viola um pouco antes do acidente. O Baixinho sentiu um problema muscular e pediu para sair. Um torcedor teria criticado o atacante, outro saiu em defesa e a confusão começou. Alguns alegam que a culpa teria sido por conta de uma superlotação no estádio. No entanto, o Vasco nega isso.
Em meio ao atendimento dos feridos no gramado, mais uma confusão. O chefe da Defesa Civil disse que tinha condições de o jogo ser reiniciado. Um cordão de isolamento com policias no local que o alambrado tinha caído foi feito. Porém, Garotinho ligou e deu a ordem para que o jogo fosse suspenso. Isso irritou Eurico Miranda, que discutiu com o governador via imprensa. Em entrevista no campo, o cartola chamou o político de ‘frouxo’ e ‘incompetente’.
Quando ninguém poderia esperar mais nada, surgiu mais uma polêmica. Os jogadores do Vasco voltaram para o gramado, pegaram a taça e se declararam campeões. Eles alegavam que o jogo terminou 0 a 0 e por isso o título era do Cruz-Maltino.
Depois de muita discussão do que seria feito, o STJD engrossou a decisão do Clube dos 13 e decidiu pela realização de uma nova partida. Ela ocorreu no Maracanã, no dia 18 de janeiro de 2001, com entrada gratuita e limitada a 60 mil espectadores. Os torcedores que apresentassem os ingressos do jogo em São Januário tinham prioridade. Contando com Romário, o Vasco venceu o São Caetano por 3 a 1 e garantiu o tetracampeonato brasileiro.
Contato Estádio do Vasco da Gama
Telefone do Estádio São Januário
- (21) 2176-7373
Endereço Estádio São Januário
Rua Gen. Almério de Moura, 131
Bairro: Vasco da Gama – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20921-060
Redes Sociais Estádio São Januário
Página do Estádio São Januário no Facebook
www.facebook.com/sao_januario
Twitter Oficial do Estádio São Januário
www.twitter.com/saojanuario
Instagram Oficial do Estádio São Januário
www.instagram.com/estadio-sao-januario/