Um dos maiores clubes de futebol do Brasil, tendo a maior torcida do país, o Flamengo ainda não tem um estádio próprio. A equipe manda seus jogos no Maracanã.
O Clube de Regatas do Flamengo (mais conhecido simplesmente como Flamengo, e popularmente pelos apelidos de Mengo, Mengão e Fla) é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Fundado no bairro de mesmo nome para disputas de remo em 17 de novembro de 1895, tornou-se um dos clubes mais bem-sucedidos e populares do esporte brasileiro, especialmente pelo futebol. Tem como suas cores tradicionais o vermelho e o preto e como seus maiores rivais esportivos o Botafogo, o Fluminense e o Vasco da Gama.
Dentre suas maiores glórias no futebol, destacam-se as conquistas do Mundial Interclubes (único time carioca a ter conquistado tal feito) e da Copa Libertadores em 1981, além de uma Copa Mercosul e uma Copa Ouro Sul-Americana. A nível nacional o Flamengo é considerado hexacampeão tendo vencido cinco títulos do Campeonato Brasileiro e a Copa União (edição do Campeonato Brasileiro de 1987 organizado pelo Clube dos 13), além de três títulos da Copa do Brasil, uma Copa dos Campeões, um Torneio Rio-São Paulo, uma Taça dos Campeões Estaduais Rio–São Paulo e trinta e quatro títulos do Campeonato Carioca, sendo o maior vencedor da competição regional. Por conta destes resultados, o clube é, desde 2017, o líder nacional do Ranking Folha, que dá uma pontuação para títulos e vice-campeonatos conquistados pelas equipes.
Entre outros feitos, o Flamengo foi eleito o nono maior clube de futebol do Século XX, em levantamento realizado pela FIFA, é um dos cinco clubes do país, ao lado de Cruzeiro, Chapecoense, Santos e São Paulo, que jamais foram rebaixados para a segunda divisão do campeonato nacional, é também, ao lado do Atlético Mineiro, Santa Cruz, Arsenal (Inglaterra), e do Dublin (Uruguai), um dos cinco únicos clubes do mundo que já venceram a Seleção Brasileira de Futebol, detém, junto ao Botafogo de Futebol e Regatas, a maior sequência invicta do futebol brasileiro com 52 partidas em 1979 e foi o primeiro clube do Brasil a atingir a marca de mil jogos na primeira divisão do campeonato nacional, em partida realizada contra o Santos no dia 27 de julho de 2009.
O Flamengo é o clube de futebol mais popular do Brasil, com uma torcida estimada em 39 milhões de torcedores espalhados por todas as regiões do Brasil. Segundo levantamento conduzido pela agência de marketing desportivo Gerardo Molina-Euroamerica, o Flamengo é, em números absolutos, o clube de futebol com o maior número de seguidores em todo o mundo. Em razão da força de sua torcida, é o clube brasileiro que mais recebe valores de direitos de transmissão.
Além do prestígio com o futebol, o Flamengo também se destaca em outras modalidades esportivas coletivas e individuais, notadamente no remo, no polo aquático e no basquetebol. Neste último, é um dos clubes mais tradicionais do país, tendo a sua equipe de basquetebol masculino conquistado quarenta e quatro títulos estaduais, seis títulos Brasileiros, um Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas, e um Campeonato Mundial Interclubes.
MENU - CONTEÚDO DA PÁGINA
Estádio do Flamengo Ilha do Urubu – Estádio Luso-Brasileiro
O estádio Luso-Brasileiro não será mais chamado de Ilha do Urubu. Em seu site oficial, o Flamengo anunciou o fim do contrato com a Portuguesa para utilizar o estádio. O vínculo com o clube da Zona Norte iria até o fim do ano de 2018. A ruptura aconteceu porque o Flamengo assinou um contrato com o Maracanã até o fim de 2020.
O Flamengo assinou contrato com a Portuguesa no fim de 2016 e mandou algumas partidas na Ilha do Governador em 2017. O Rubro-Negro disputou 20 partidas no Luso-Brasileiro, com 15 vitórias, dois empates e três derrotas – aproveitamento de 78,3%.
Confira a nota oficial do Flamengo:
“Em virtude do contrato firmado com o Maracanã, que prevê a utilização do estádio até o final de 2020, o Clube de Regatas do Flamengo decidiu rescindir o acordo com a Associação Atlética Portuguesa para uso do estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. O vínculo iria até dezembro de 2019.
Considerando que o Flamengo fará no mínimo mais 15 partidas no Maracanã em 2018 e ao menos 25 jogos em 2019, tendo em vista os resultados positivos que a parceria já vem apresentando, com a venda de camarotes e pacotes de ingressos para sócios-torcedores, e diante do comparativo dos custos de operação dos jogos, o Conselho Diretor entendeu não fazer sentido manter em operação uma segunda estrutura esportiva.
O acordo com a Portuguesa foi assinado em janeiro de 2017 para que o Flamengo pudesse mandar seus jogos no Rio de Janeiro e evitar o desgaste das viagens constantes que marcaram o ano de 2016,
quando o Maracanã e o Engenhão não estavam disponíveis para o clube, além de ter exercido um papel importante na negociação junto ao Maracanã. O Rubro-Negro disputou 20 partidas no Luso-Brasileiro, com 15 vitórias, dois empates e três derrotas – aproveitamento de 78,3%.
Cabe reiterar que tal decisão não prejudica a demanda judicial já devidamente ajuizada em face das empresas envolvidas na queda da torre de iluminação, buscando o ressarcimento dos prejuízos causados ao Clube.
O Flamengo gostaria de agradecer a parceria da Associação Atlética Portuguesa, uma vez que o Luso-Brasileiro foi importante para o desenvolvimento técnico do time profissional de futebol e acolheu muito bem a torcida rubro-negra. Novos projetos em conjunto com o clube da Ilha do Governador serão bem-vindos no futuro.“
História Ilha do Urubu
Antes de se tornar estádio de futebol, o local abrigava o Jockey Club da Guanabara. A arquibancada principal coberta, com sua imponente marquise de linhas arquitetônicas modernas para a época, ainda é preservada hoje em dia, vinda dos tempos em que o local sediava provas de turfe. A inauguração desse hipódromo deu-se em 6 de agosto de 1961, cuja corrida inicial foi vencedor o cavalo “Gandaia”.
O estádio de futebol propriamente dito foi inaugurado em 2 de outubro de 1965, na partida entre Portuguesa-RJ e Vasco da Gama, com um público de 8 565 pagantes. Os dois gols da partida foram marcados pelo atacante Zezinho, do Vasco, que curiosamente jogou em ambas as equipes, sendo o primeiro um gol olímpico, talvez ajudado pelo vento, que faz o estádio ser conhecido como o “Estádio dos Ventos Uivantes”.
Foi neste estádio que aconteceu o primeiro gol de goleiro no futebol brasileiro. O chamado “Gol dos ventos uivantes” foi marcado feito por Ubirajara Alcântara do Flamengo, na partida contra o Madureira, vencido pelo Flamengo, no dia 19 de setembro de 1970. O mais interessante é que o gol foi de bola chutada desde a área do Flamengo a partir de uma cobrança de tiro de meta, feito inédito a época.
Capacidade Ilha do Urubu
- 22 mil lugares
Ilha do Urubu Abandonada
O Flamengo rescindiu o contrato com a Portuguesa e aposentou o estádio batizado de Ilha do Urubu. A decisão foi tomada na última quinta-feira (5) pela diretoria do clube. No início do ano, um temporal causou estragos nas torres de iluminação e dependências do local. Por conta do contrato com o Maracanã, o Rubro-negro decidiu por encerrar o vínculo após um investimento de cerca de R$ 15 milhões.
A possibilidade de deixar o espaço na Ilha do Governador como uma espécie de seguro chegou a ser discutida pelos dirigentes. No entanto, os jogos previstos em documento para o Maracanã travaram a iniciativa. As ações contra as empresas envolvidas no desabamento das torres, demais prejuízos .
Ilha do Urubu PES
O Estádio Ilha do Urubu é um dos times que tem ou teve presente no game seu estádio virtual na franquia PES da Konami. Os gritos oficiais da torcida também estarão no jogo. O estádio se junta a outras arenas brasileiras confirmadas em PRO EVOLUTION SOCCER. Confira abaixo as fotos da Ilha do Urubu 2013, 2017 e 2018.
PES 2013
PES 2107
PES 2018
Ilha do Urubu Hoje
Todo reformulado no ano passado para receber jogos do Flamengo, o estádio Luso-Brasileiro, da Portuguesa-RJ, se tornou a casa rubro-negra em 2017. Batizado de Ilha do Urubu, o local era considerado peça-chave para sediar partidas de pequeno e médio porte do clube, além dos confrontos sem público da Conmebol Libertadores, mas ficou impossibilitado em fevereiro. Por conta do temporal que abalou o Rio de Janeiro, no Carnaval, as torres de iluminação caíram no gramado, que não recebeu mais jogos até então.
O Flamengo rescindiu o contrato com a Portuguesa e aposentou o estádio batizado de Ilha do Urubu. A decisão foi tomada na última quinta-feira (5) pela diretoria do clube. No início do ano, um temporal causou estragos nas torres de iluminação e dependências do local. Por conta do contrato com o Maracanã, o Rubro-negro decidiu por encerrar o vínculo após um investimento de cerca de R$ 15 milhões. A possibilidade de deixar o espaço na Ilha do Governador como uma espécie de seguro chegou a ser discutida pelos dirigentes. No entanto, os jogos previstos em documento para o Maracanã travaram a iniciativa. As ações contra as empresas envolvidas no desabamento das torres, demais prejuízos … –
Quem é o dono da Ilha do Urubu?
Associação Atlética Portuguesa
Como está o estádio da Portuguesa RJ?
Estádio Luso-Brasileiro
Qual é o estádio de futebol do Flamengo?
Estádio da Gávea
Quem é o dono do estádio do Maracanã?
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Quem é o dono do Ninho do Urubu?
Clube de Regatas do Flamengo
Onde é Luso Brasileiro?
O Estádio Luso-Brasileiro, também conhecido como Estádio dos Ventos Uivantes, é um estádio de futebol brasileiro localizado na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro e inaugurado em 1965.
Onde fica a sede do Flamengo?
Lagoa, Rio de Janeiro
Onde fica a sede do Flamengo?
Lagoa, Rio de Janeiro
Onde é o centro de treinamento do Flamengo?
Estádio da Gávea / Centro de Treinamento George Helal
O que significa CT do Flamengo?
O Centro de treinamento presidente George Helal, popularmente conhecido com Ninho do Urubu, ou ainda CT da Vargem Grande, é um centro de treinamento que é utilizado pela equipe de futebol profissional do Flamengo e por suas categorias de base.
Contato Ilha do Urubu
Telefone Ilha do Urubu
- (21) 2462-3133
Endereço Ilha do Urubu
Rua Haroldo Lôbo, 400 – Portuguesa
Rio de Janeiro – RJ
Ninho do Urubu – Centro de Treinamento Presidente George Helal
O Centro de treinamento presidente George Helal, popularmente conhecido com Ninho do Urubu, ou ainda CT da Vargem Grande, é um centro de treinamento que é utilizado pela equipe de futebol profissional do Flamengo e por suas categorias de base.
O local, que é um dos patrimônios do Clube de Regatas do Flamengo, fica localizado no bairro de Vargem Grande, no Rio de Janeiro, e conta com um módulo profissional, dois campos, campo de treinamento para goleiros, além de outras estruturas.
Em 2018, ano de inauguração do novo módulo profissional, a estrutura pré existente foi deixada para as categorias de base e, para o futebol profissional, foi disponibilizada um novo módulo, com novos alojamentos, um moderno parque aquático, academia, mais um campo de futebol (totalizando cinco), além de outras estruturas inovadoras para a realidade brasileira, gerando assim o mais moderno Centro de Treinamento da América Latina, e um dos maiores do mundo.
Estrutura
Dois módulos – Um para o futebol profissional e outro para a base
Cinco campos de treino, sendo prevista a construção de mais um para 2019
Campo de treinamento para goleiros
Campo de futebol society
Praça da bandeira construída em homenagens às embaixadas
Futebol de base
Auditório.
Sala de reunião.
Sala do treinador.
Biblioteca.
Refeitório.
Sala de musculação.
Salas de fisiologiaa e nutrição.
Parque aquático.
Cozinha industrial.
Área de convivência.
Sala de jogos.
Alojamento
Futebol Profissional
Academia de 720 metros quadrados.
Vestiário para 39 atletas.
Restaurante.
Alojamento com 42 suítes, sendo 36 individuais.
Sala de jogos.
Dois auditórios.
Sala do treinador.
Sala de reunião.
Sala e antessala de imprensa.
Sala de patrocinadores.
Áreas de fisioterapia, fisiologia e nutrição.
Área de hidroterapia com 14 jacuzzis e uma piscina.
Departamento odontológico.
Sauna.
Área de lazer com churrasqueira.
Estádio do Flamengo Novo
Estádio próprio é opção para o Flamengo
É crescente, a voz interna que luta por uma casa própria no Flamengo. O movimento para inciar o projeto de construção de um estádio começa a tomar forma, principalmente, depois da constatação de que o Maracanã, nas condições atuais, não é mais uma opção.
Fontes rubro-negras garantem que já começou a busca por um local apropriado para a instalação do estádio. Um terreno próximo à Avenida Brasil, que havia sido cogitado, já foi descartado. Surgiram duas opções no momento, ambas na Zona Oeste do Rio.
Flamengo assina documento por compra de terreno para construção de estádio
Um dos principais anseios do Flamengo é a construção de um estádio para o futebol. Com a consolidação financeira do clube, o sonho tem ficado cada vez mais próximo. O Rubro-Negro deu mais um passo para isso, com a assinatura de um memorando de entendimento de terreno localizado na Barra da Tijuca.
A área analisada pelo Flamengo é na Avenida Ayrton Senna, na parte de trás do shopping Via Parque. No espaço, existe viabilidade de desenvolver uma arena com capacidade entre 50 a 55 mil lugares.
O documento assinado pelo Fla tem duração de 10 meses para estudar o terreno, passando a contar a partir de janeiro de 2019. Ao fim do prazo, porém, não existe obrigatoriedade de compra por parte do clube.
Estádio do Flamengo na Gávea
Projeto de Estádio na Gávea para o Flamengo
Diante da problemática que permeia a vida do Flamengo em relação a ausência de uma casa fixa, buscou-se por meio de estudos de caso, levantamento de dados e experiências, o resultado daquilo que seria um estádio ideal – como meio de alternativa – para o Clube. Em decorrência disso, apresenta-se a seguir um “projeto conceito” de Arena na Gávea, levando em conta um acordo colateral com o Maracanã.
No que tange à capacidade e identificação, não há concorrente para o Estádio do Maracanã quando o assunto é Flamengo. Opções como Engenhão, Raulino de Oliveira e Moacyrzão passam longe neste quesito e, alternativas fora do Rio de Janeiro, como optado na temporada de 2016, são inviáveis devido ao tempo e desgaste com viagens.
No entanto, o fato de atuar no maior estádio do Brasil tem trazido perdas substanciais de renda a agremiação. E, na edição de 2018 do Campeonato Brasileiro, isso ficou ainda mais evidente. Mesmo contando com a maior média de público (47 mil pagantes) e uma arrecadação total de R$ 25,34 milhões em bilheteria, apenas R$ 3,38 milhões (13%) foram para os cofres do Clube.
Somado a isso, a incerteza em relação ao público em jogos de menor apelo e/ou momentos adversos passaram a ser uma das principais problemáticas a serem resolvidas. A redução de despesas e um programa de fidelização eficiente a torcedores mais assíduos são necessidades a serem supridas num período de curto prazo. Porém, como seria possível atingir tal nível de excelência sem poder de negociação com à atual concessionária do Maracanã?
Ponto chave para o Clube alcançar um acordo que considera ideal e justo, onde o dono do espetáculo passa a ser o mais beneficiado, a construção de um estádio também acarretaria na solução para sediar partidas das Categorias de Base, Futebol Feminino e Futebol Americano de forma a atrair maiores públicos, conforto e identificação com o time.
Em virtude disso, o presente trabalho teve como princípio três aspectos principais:
Custo
Idealizado com dois anéis de arquibancada, a Arena poderá limitar as áreas a serem utilizadas, reduzindo, assim, despesas básicas como água, luz e limpeza.
Além disso, adotou-se materiais de baixo custo e boa resistência como tijolo estrutural, concreto e estrutura metálica. Em sua fachada, utilizam-se placas de policarbonato para formar um mosaico rubro-negro, dando o mesmo aspecto do vidro mas sem reflexos prejudiciais ao seu derredor, somando-se, ainda, às cores claras em sua maior parte considerando-se o clima local e a pouca ventilação quando necessitado o fechamento de sua cobertura .
Acústica
Em maio de 2017, o Flamengo obteve junto à Prefeitura um protocolo de autorização para erguer o seu tão sonhado estádio mediante à apresentação e pré-aprovação do projeto. No entanto, comoexigência, estava a necessidade de tratar-se de uma obra acústica. Passando a ser, este, o ponto principal para a discussão da obra.
Buscando-se atingir tal pré-requisito, adotou-se o tradicional formato olímpico que, além de apresentar melhor aproveitamento de espaços, ambientes circulares são comprovadamente mais eficientes no que diz respeito à fluência e absorção de sons, evitando ainda o fenômeno denominado “reverberação”, mais conhecido como eco.
Soma-se ainda a tecnologia de teto retrátil, presente apenas na Arena da Baixada entre os estádios brasileiros. No desenvolver do projeto, percebeu-se que, por se tratar de um estádio de pequeno porte, a região de gramado a ser coberto é maior do que a área das arquibancadas, havendo, portanto, a necessidade de adoção da tecnologia “skywindow”, onde os painéis são particionados como “escamas”,
juntando-se uma à outra quando fechadas e, podendo assim, fazer com que o gramado receba a insolação necessária para a não-adoção de gramado sintético. Com isso, evita-se também problemáticas existentes no gramado do Maracanã pós-reforma, onde não foram considerados fatores naturais que acabam por prejudicar um dos pontos do gramado pelo fato de o sol ter menor alcance com a nova cobertura.
Vale ressaltar ainda a adoção do gramado abaixo do nível da área externa que, além de absorver melhor o som da torcida, também implica na redução de números de degraus das escadarias presentes no projeto e, consequentemente, os espaços requeridos.
Identificação
Diante de um projeto deste porte, é de extrema importância considerar-se a história e tradição do Flamengo. Por isso, foi idealizado a volta do setor popular, inspirado na “antiga geral”, sem o uso de assentos para um melhor aproveitamento de espaços, elevando assim, a capacidade total do estádio.
Também levou-se em conta o fato de, tradicionalmente, o setor pulsante, frequentada pelas torcidas organizadas do rubro-negro, estar localizado à esquerda das cabines de televisão. Somado a isso, estáa possibilidade da volta das marcantes faixas que separavam os antigos anéis e que coloriam o Maracanã em jogos do Mais Querido.
Localizado na Rua Gilberto Cardoso, a área frequentada preferencialmente pelas organizadas poderá ser interditada em eventuais partidas sem maiores impactos no seu entorno, assim como a Rua Ministro Raul Machado que, presente na fachada principal do estádio, tenderá a receber a maior concentração de torcedores.
Por se tratar da maior torcida do mundo, lidamos ainda com uma diversificação de faixas etárias, raças e classes sociais. Por isso, além do setor popular, foram adotadas outras cinco áreas para o estádio atingir todo o tipo de necessidade e público:
Anel inferior Sul: Localizado atrás de uma das traves, assemelha-se ao setor popular, mas com o conforto de assentos.
Anel inferior Leste e Oeste: Setor marcado pela visão mais próxima ao gramado, além do maior contato com os bancos de reservas (leste) dos times atuantes.
Anel superior: Área de visão mais ampla do estádio que concilia, ainda, com o conforto de assentos para melhor usufruir do espetáculo.
Área VIP: Com cadeiras de formatos especiais, trará maior conforto para os torcedores, além de vista ampla durante todo jogo e quiosques exclusivos.
Camarotes: Portando 20 cabines, tanto para uso particular, quanto para o uso de emissoras de televisão, poderá ser utilizado como atrativo para potenciais investidores na busca por receita para a construção da obra. Conta ainda com 18 assentos personalizados na área externa, TV, sofás, mesa, frigobar e potenciais serviços.
No projeto, estão previstos ainda área de acesso para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes médicas, entrada exclusiva para torcida visitante, além de 17 banheiros (PCD), 23 lanchonetes e 2 pontos de venda de ingressos, podendo ainda suportar loja oficiai e quiosque de assistência para sócio-torcedores.
Por fim, ressalto que não foram priorizadas questões estéticas, e sim de custos, funcionalidades e respeito às tradições com o objetivo de atingir um nível de excelência em relação à identificação do maior patrimônio do clube: a torcida.
O presente trabalho foi desenvolvido pelo período de 1 ano, de forma independente e sem maiores anseios pessoais, apenas como objeto de incentivo para o Flamengo avançar no que diz a respeito à sua “casa própria”, fazendo-o assim, ainda mais forte dentro e fora dos gramados.
Assista ao vídeo de apresentação completo:
DADOS TÉCNICOS
Área
Setor inferior: 14.939,055 m²
Área de campo: 10.245,05 m²
Setor superior:
– 1º pvto: 579,215 m²
– VIP: 2.042,495 m²
– Camarote: 1.263,955 m²
– Arquibancada superior: 5.390,90 m²
Externo: 625,86m²
Total: 35.086,53m²
Capacidade
Anel inferior: 10.330
Setor Popular: 7.688
Cadeirantes: 98
Anel superior: 11.762
Área VIP: 1.232
Camarotes: 360
Total: 31.470
Contato Estádio do Flamengo
Redes Sociais Flamengo
Página do Facebook Flamengo
www.facebook.com/FlamengoOficial
Twitter Oficial do Estádio São Januário
www.twitter.com/Flamengo
Instagram Oficial do Estádio São Januário
www.instagram.com/flamengo
Site oficial do Flamengo
www.flamengo.com.br