Arena Pernambuco

O Estádio Governador Carlos Wilson Campos, conhecido como Arena de Pernambuco é um estádio de futebol construído em São Lourenço da Mata, município da região metropolitana de Recife, para os jogos da Copa das Confederações FIFA de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014 em Pernambuco.

Com padrão internacional, tem capacidade para 44.300 pessoas e 4.700 vagas de estacionamento, sendo 800 cobertas.

Após o Mundial, a Arena vem sendo usada para jogos de futebol, outras competições esportivas, feiras, convenções, shows e grandes espetáculos dos mais variados portes e tamanhos. Paralelamente a isso, a Arena de Pernambuco também sedia eventos privados, como confraternizações de empresas e firmas, além de reuniões comerciais, com mais de 25 espaços diferentes para eventos.

O custo foi de sua obra foi de R$ 532 milhões. A Arena, atualmente, é administrada pelo Governo de Pernambuco, Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

Arena Pernambuco

História Arena Pernambuco

A Arena de Pernambuco foi um dos palcos construídos especialmente para a realização da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo, em 2014. Erguida na cidade de São Lourenço da Mata, a arena é um complexo multiúso de primeiro mundo, com acústica diferenciada, proximidade entre as cadeiras e o campo, e capacidade para abrigar, além de jogos de futebol, feiras, convenções, shows e outros eventos, apesar de Pernambuco ainda não ser um polo para eventos de grande magnitude.

O Clube Náutico Capibaribe é o principal mandante de jogos no estádio, que é obra de uma Parceria Público Privada (PPP) da Arena Pernambuco Negócios e Investimentos (empresa de propriedade da Odebrecht com o Governo do Estado.

História Arena Pernambuco

Em fevereiro de 2018, o Guia dos Estádios visitou a Arena Pernambuco para conhecer suas instalações, seus arredores e as principais informações e curiosidades para o público que deseja visitar o estádio.

É quase óbvio dizer que se você vai a Recife, você precisa visitar a Arena Pernambuco. A arena, a 20 km do centro de Recife, é realmente linda e proporciona a visão dos sonhos para o campo de jogo e isto de qualquer ponto do estádio.

Mas você não precisa ir só para assistir a uma partida de futebol ou fazer o tour pelo estádio porque desde 2016, aos domingos, a arena oferece opções de cultura, esporte e lazer para o público de todas as idades. Quem curte levar os cães para passear, lá também é o lugar, com a implantação de um parcão na área externa da arena. O melhor de tudo é que as opções são todas gratuitas, o que torna a ida ao estádio uma alternativa de diversão tanto para locais quanto para turistas. A ação é uma tentativa de trazer principalmente os recifenses para a Arena.

Acostumados a frequentar estádios no centro de Recife, os torcedores locais ainda não tem como hábito curtir um dia de futebol ou outro tipo de lazer na Arena de Pernambuco. Apesar de mais afastada, a arena tem suas vantagens para os torcedores: o trânsito em dias de jogos, por exemplo, é muito mais tranquilo se comparado aos arredores dos estádios do Arruda e Ilha do Retiro.

Quem foi Carlos Wilson Rocha de Queirós Campos

Carlos Wilson Rocha de Queirós Campos (Recife, 11 de março de 1950 — Recife, 11 de abril de 2009) foi um político brasileiro.

Iniciou sua vida pública em 1972 no Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Em 1974, elegeu-se deputado federal pela ARENA, sendo reeleito em 1978 e, em 1982, pelo PMDB.

Em 1986, foi eleito vice-governador na chapa de Miguel Arraes, assumindo o governo do estado em abril de 1990 para que o então governador pudesse concorrer ao legislativo, ficando no cargo durante onze meses.

Em 1992, assumiu a Secretaria Nacional de Irrigação, a convite do então presidente Itamar Franco. Em 1994, elegeu-se senador por Pernambuco pelo PSDB, permanecendo no senado até o término de seu mandato em 2003. Em 1998, se candidata a governador de Pernambuco, ficando em terceiro lugar. No ano 2000 se lança candidato a prefeito do Recife pelo PTB, mas fica em terceiro lugar no primeiro turno. No segundo turno declara apoio ao candidato do PT João Paulo Lima e Silva, que vence as eleições.

Nas eleições de 2002 tenta a reeleição ao senado, mas não consegue se eleger, filiando-se ao Partido dos Trabalhadores em 2003. Foi presidente da Infraero no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disputou as eleições de outubro de 2006 para a Câmara Federal, sendo eleito deputado federal por Pernambuco pelo PT. Assumiu o novo mandato parlamentar em março de 2007.

É filho e irmão de dois ex-presidentes do Clube Náutico Capibaribe, Wilson Campos, eleito em 1964, e André Campos, eleito em 2001.
Morreu em sua cidade natal, aos 59 anos, após lutar cinco anos contra um câncer.

Arena Pernambuco Construção

A Odebrecht foi a empresa que ganhou a licitação para a construção e operação da Arena de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Na verdade, trata-se de um consórcio formado por duas empresas da organização, a Odebrecht Participações e Investimentos (OPI) e a Construtora Norberto Odebrecht (CNO).

A organização também é responsável pela construção de 1/3 das novas Arenas. Além da Arena de Pernambuco, a Odebrecht está construindo e/ou reformando a Arena Corinthians em São Paulo, a Arena Fonte Nova em Salvador e o Maracanã no Rio de Janeiro.

A Arena Pernambuco tem capacidade para 44.300 pessoas, 4.600 vagas de estacionamento e 104 camarotes, além de lanchonetes e restaurantes. Visando à preservação do meio ambiente, o espaço foi desenvolvido com placas de energia solar, estrutura para aproveitar a água da chuva e o reuso de esgoto tratado. Dois telões de LED compõem o cenário e 71 sanitários atendem o público.

Rampas, elevadores e 68 assentos garantem comodidade para pessoas com deficiência.

Arena Pernambuco Capacidade 2018

A Arena Pernambuco tem capacidade para 44.300 pessoas

Apelido Arena Pernambuco

  • Arena Pernambuco

Arena Pernambuco Visita – Tour

A Arena Pernambuco também conta com o seu próprio tour. A visitação acontece aos domingos e custa R$ 2,00. A maior parte dos visitantes é de turistas apaixonados por futebol.

Se você deseja visitar a Arena em grupo e em outro dia da semana, pode agendar pela Central de Atendimento através do número (8) 3319-199 ou pelo e-mail [email protected].

O tour leva os visitantes às principais áreas do estádio, como vestiários, sala e cabines de imprensa, arquibancadas, banco de reservas e camarotes. Os ingressos podem ser adquiridos na própria arena.

Arena Pernambuco Venda de Ingressos

Os ingressos para os jogos ou outros eventos na Arena Pernambuco podem ser adquiridos nas bilheterias da própria arena, através de dinheiro ou cartões de crédito e débito.

Pela internet, os ingressos são comercializados pelo site da Guichê Web. – www.guicheweb.com.br

Maiores públicos Arena Pernambuco

1º 44 352 – Náutico X Central
2º 42 025 – Sport X Palmeiras
3º 41 994 – Sport X São Paulo
4º 37 615 – Sport X Flamengo
5º 35 163 – Sport X Palmeiras
6º 34 939 – Sport X Flamengo
7º 34 496 – Sport X São Paulo
8º 33 746 – Santa Cruz X América de Natal
9º 30 061 – Náutico X Sport
10º 29 165 – Sport X Fluminense

Maior artilheiro Arena Pernambuco

Ronaldo Alves é o maior artilheiro da Arena de Pernambuco. No estádio, ele marcou dez gols.

Arena Pernambuco Setores

Arena Pernambuco Setores

Arena da Baixada Mapa

Google Street View Arena Pernambuco

Como chegar Arena Pernambuco

A Arena Pernambuco fica localizada na Grande Recife, no município de São Lourenço da Mata, a 22,7 km do Aeroporto Internacional de Recife. Para quem vai à Arena direto do aeroporto a melhor opção é mesmo de táxi ou Uber.

Como chegar de Uber – Uma dica para quem solicitar Uber: aguarde no canteiro central das saídas A2 ou A5 da área de desembarque. Para quem quiser optar pelo transporte público será necessário pegar a linha de ônibus 370 no Terminal Integrado do Aeroporto, descer na estação Tejipió do metrô, embarcar no sentido Centro 1 e desembarcar na estação Rodoviária do Recife. De lá, a linha 2410 leva ao ponto mais próximo da Arena, que fica ainda a 2 km de distância do estádio.

Como chegar de Metrô – A estação Cosme e Damião do Metrô também é uma opção. A estação conta com linhas de ônibus circulares que levam direto à Arena. Em jogos em que a demanda é de mais de 15 mil torcedores, a linha Expresso Arena (BRT) é oferecida para ida e volta do estádio.

Onde estacionar

A Arena Pernambuco possui estacionamento próprio com 4.365 vagas e é a única opção para estacionar nos arredores do estádio.

Fotos Arena Pernambuco

Dia de Jogo

Dia de Jogo

Copa das Confederações

Copa das Confederações

Arquibancadas

Arquibancadas

Gramado

Gramado

Projeção Iluminação LED

Projeção Iluminação LED

Qual time pertence a Arena Pernambuco?

Clube Náutico Capibaribe

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Clube Náutico Capibaribe, comumente conhecido apenas por Náutico, é um clube desportivo brasileiro sediado na cidade do Recife, no estado de Pernambuco.

Fundado por dois grupos de remadores recifenses em 1898 como Clube Náutico do Recife, tem como data de fundação oficial 7 de abril de 1901 e teve seu primeiro time de futebol em 1905, formado por ingleses e alemães, sendo um dos clubes mais antigos da Região Nordeste do Brasil, é o mais antigo do seu estado, contando com estruturas como a Arena de Pernambuco, através de parceria para utilização, e o Centro de Treinamento Wilson Campos para a realização de suas atividades. É detentor da terceira maior torcida de Pernambuco e a sexta maior do Nordeste, e não obstante as suas origens burguesas, com os títulos conquistados a partir dos anos 1960, considerada a década de ouro do clube, o Náutico começou a receber adesão cada vez maior de classes populares do Recife e do estado, tendo hoje uma torcida popular, diversificada socialmente.

O Náutico é proprietário do Estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos, por localizar-se no bairro dos Aflitos. A capacidade da praça de esportes atualmente é de 22 800 mil espectadores sentados. Também lhe pertence o Centro de Treinamento Wilson Campos — o maior do Norte-Nordeste do país —, situado no bairro da Guabiraba, no Recife, que possui 54 hectares de área construída e conta com cinco campos oficiais e dois campos de futebol de dimensão reduzidas.

Foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1967, e semifinalista em 1961, 1965, 1966 e 1968. Foi um dos dois representantes do Brasil na Copa Libertadores da América de 1968, junto com o Palmeiras. O Náutico foi campeão do Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste em 1952, da Copa dos Campeões do Norte em 1966, e detém 22 títulos de campeão estadual, o primeiro conquistado em 1934 e o mais recente em 2018, tendo conquistado, em 1951, o título de campeão no seu cinquentenário e, em 2001, o de campeão no ano do seu centenário, e conquistou o hexacampeonato pernambucano consecutivo, feito único em seu estado (1963, 1964, 1965, 1966, 1967 e 1968). Em Pernambuco, foi o primeiro clube a disputar uma final de Campeonato Brasileiro e a disputar a principal competição do continente, a Copa Libertadores da América. Em cinco oportunidades terminou o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados, sendo este o recorde entre os times do Norte-Nordeste, ao lado do Bahia.

O Náutico tem uma rivalidade histórica com o Sport Club do Recife, com quem faz o clássico mais antigo e de maior rivalidade do estado, intitulado de Clássico dos Clássicos, também chamado de Derby Pernambucano, sendo este o terceiro clássico mais antigo do Brasil. Mantém ainda rivalidade com o Santa Cruz Futebol Clube e com o América Futebol Clube, donde o confronto com o primeiro é conhecido como Clássico das Emoções e, com o segundo, Clássico da Técnica e Disciplina. É considerado o clube das colônias inglesa e alemã de Recife, daí o fato de o Náutico ficar conhecido primeiramente como “clube dos ricos” e “clube aristocrático”. Suas cores, presentes no escudo e bandeira oficial, são o vermelho e branco, enquanto que seus torcedores são conhecidos como alvirrubros

Hino Oficial do Clube Náutico Capibaribe

Da união de duas cores mágicas
Nasceu a força e a raça
Vermelho de luta
Branco de paz
Quem olha não esquece jamais
Da união de sete letras mágicas

N-A-U-T-I-C-O

Nasceu um time que encanta
Que manda e desmanda
Que faz o nosso Carnaval

Náutico teu caminho é de luz
Tua força, tua garra
Fascina e seduz
No meu coração
Brotou o esplendor
De te adorar com emoção
No meu coração
Brotou o esplendor
De te adorar com muito amor

Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá



No meu coração
Brotou o esplendor
De te adorar com emoção
No meu coração
Brotou o esplendor
De te adorar com muito amor

Shows e Eventos Arena Pernambuco

  • Em 03 de agosto de 2013, a Arena de Pernambuco, recebeu a edição 2013 do Maior Show do Mundo, que teve como atrações: Wesley Safadão, Cláudia Leitte, que durante sua apresentação gravou um DVD, e os cantores Thiaguinho e Anitta.
  • Em 11 de janeiro de 2015, a Arena de Pernambuco sediou o show dos 25 anos da Comunidade Obra de Maria, com um público de 29.767 pessoas.
  • Em 23 de outubro de 2015, a Arena de Pernambuco sediou o show dos 26 anos da Comunidade Obra de Maria, com um público de 23 mil pessoas.
  • Em 21 de outubro de 2017, a Arena de Pernambuco recebeu um grande evento com um público de 53.635 pessoas: a abertura do Centenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, presidida pelo Pastor Ailton José Alves.
  • Em 19 de novembro de 2017, a Arena de Pernambuco sediou o Play Music Festival, com shows de artistas como Belli & Sua Turma, João Guilherme e Larissa Manoela.
  • Em 20 de outubro de 2018, a Arena de Pernambuco recebeu o maior evento de sua história, e também o maior público já registrado, com 57.721 pessoas: o encerramento do Centenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, presidido pelo Pastor Ailton José Alves.
  • No dia 24 de julho de 2016, a Arena de Pernambuco começou a sediar o projeto Domingo na Arena, em que o público pode utilizar o espaço de forma gratuita, com diversas atrações esportivas, culturais e infantis, em todos os domingos em que não ocorram jogos de futebol oficiais nem eventos corporativos. Em 2016 ocorreram 17 edições, que levaram 125 mil pessoas ao espaço.
    • Dentro do Domingo na Arena, ocorreram projetos paralelos como o Som na Arena – concurso de bandas amadoras de pernambuco, e o Arena Radical, evento que transformou o espaço em uma grande praça de esportes como rapel, tirolesa, eurobungy e skate downhill.
    • Dentro do projeto, também foi instituído o bike tour – nova modalidade de tour para o público que queira conhecer as dependências da Arena de Pernambuco. Acompanhados por instrutores e guias, a população pode conhecer dependências como gramado e vestiários. No segundo semestre de 2016, mais de 10 mil pessoas visitaram a Arena.

Arena Pernambuco – Copa 2014

O governo de Pernambuco recebeu R$ 400 milhões para construir o estádio Arena Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife. O estádio foi um dos locais dos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Os recursos fazem parte do programa BNDES ProCopa Arenas.

As obras foram de responsabilidade do consórcio Cidade da Copa, integrado por empresas do grupo Odebrecht. O projeto é uma parceria público-privada (PPP) na modalidade concessão administrativa. O consórcio responde pela operação e manutenção da arena nos próximos 33 anos.

  • Comércio
    Quarenta e dois bares serão construídos com 367 pontos de vendas (através de caixas) espalhados em todos os setores com o objetivo de prolongar o lazer dos espectadores com o menu de comidas inspirado na culinária pernambucana.
  • Cidade da Copa
    Ao redor do estádio foi erguido um bairro chamado de Cidade da Copa e que teve edificações espalhadas em seus 250 hectares.
  • Segurança
    Uma Central de Comando e Controle foi criada e ficou responsável pelo monitoramento de todos os ambientes e contoucom o apoio de agentes de segurança e câmeras. Ao fim dos jogos, a dispersão do público acontece em oito minutos, quatro minutos a menos do que é determinado pela Fifa, que recomenda a saída em até 12 minutos.
  • Náutico terá de voltar aos Aflitos
  • Como a exigência da Fifa para o controle e manutenção do estádio acontece com três meses de antecedência à Copa, o Náutico – que já estará mandando seus jogos no local – teve de jogar em outro estádio.

A Arena Pernambucano foi sede de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo 2014.

A primeira partida em Recife foi entre Costa do Marfim e Japão, no dia 14 de junho de 2014. A Arena Pernambuco recebeu ainda Itália e Costa Rica, em 20 de junho de 2014, Croácia e México, em 23 de junho de 2014, e Estados Unidos e Alemanha, em 26 de junho de 2014.

Arena Pernambuco - Copa 2014

Arena Pernambuco Elefante Branco

Passados três anos do início da Copa do Mundo no Brasil, o cenário nos estádios construídos para o Mundial é bem diferente de 2014, quando receberam grandes espetáculos de futebol com arquibancadas lotadas. Hoje, sofrem para preencher as cadeiras e conseguir cobrir os altos gastos de manutenção.

Em Recife, o caso é mais peculiar: a cidade tem três clubes fortes e tradicionais, mas a Arena Pernambuco, construída em um local afastado da capital, não têm atraído torcedores como se esperava e agora também sofre para fechar as contas.

A estimativa é que os cinco “elefantes brancos” citados acima dão um prejuízo anual aos cofres públicos de mais de R$ 30 milhões.

E entre os 12 estádios construídos ou reformados para a Copa, só duas arenas não estão tendo suas obras investigadas – o Beira-Rio e a Arena da Baixada (Curitiba). As outras, geraram suspeitas de corrupção, fraude na licitação, superfaturamento e propina paga a políticos das cidades-sede.

A Arena Pernambuco foi construída em São Lourenço da Mata, a 20 km de Recife, em um projeto da Odebrecht batizado de “Cidade da Copa”, que incluiria o desenvolvimento da região com a construção de hotéis, centro comercial e outras atrações no entorno estádio. No entanto, somente a arena saiu do papel – e hoje o projeto é alvo de investigação da Operação Fair Play por fraude na licitação e superfaturamento de pelo menos R$ 42 milhões.

A Odebrecht, que mantinha um consórcio para administrar o estádio, teve seu contrato rompido há um ano pelo governo do Estado, porque, segundo este, “as receitas projetadas pela concessionária não se confirmaram”.

Até então, o custo mensal do estádio para 46 mil pessoas era de R$ 2 milhões. Agora, a Secretaria de Esportes do Estado tenta reduzir isso para torná-lo viável economicamente.

Antes, com o consórcio, somente o Náutico, dos três clubes de Recife, tinha contrato para jogar na arena. No entanto, esse contrato foi rompido – o time agora busca fazer uma reforma no seu próprio estádio, os Aflitos. Sport e Santa Cruz também têm seus estádios próprios e mandam seus jogos na arena esporadicamente.

Mas o governo estadual está otimista, e diz que desde que assumiu as rédeas da arena os resultados tem sido positivos.

Mesmo com todos os eventos sediados em 2016, no entanto, o prejuízo da arena chegou a mais de R$ 7,9 milhões.

Vídeo Arena Pernambuco

Contato Arena Pernambuco

Telefone Arena Pernambuco

  • (81) 3319-1919

Endereço Arena Pernambuco – Onde Fica?

Avenida Deus É Fiel, 1 A
Bairro: Penedo – São Lourenço da Mata – PE
CEP: 54710-010

Redes Sociais Arena Pernambuco

Página da Arena Pernambuco no Facebook
www.facebook.com/arenadepernambuco

Twitter Oficial da Arena Pernambuco
www.twitter.com/arenapernambuco

Instagram Oficial da Arena Pernambuco
www.instagram.com/arenadepernambuco