O Estádio Centenário é um estádio localizado em Montevideu, no Uruguai. É onde joga normalmente a Seleção Uruguaia de Futebol, e tem capacidade para 65.235 espectadores.
Construído para sediar a Copa do Mundo de 1930, foi inaugurado com atraso devidas às chuvas em 18 de Julho de 1930, com o jogo Uruguai 1 a 0 contra o Peru. O nome deve-se à celebração do 100º Aniversário da Primeira Constituição do Uruguai.
Em princípio, receberia todas as partidas do mundial, mas devido ao atraso 8 das 18 partidas do mundial foram disputadas no Estádio Gran Parque Central pertencente ao Nacional, e no Estádio Pocitos (hoje demolido) do Peñarol.
O Centenário recebeu 10 jogos do Mundial, incluindo a final entre Uruguai e Argentina, vencida pelo Uruguai por 4 a 2. Também recebeu jogos dos Copa América de 1942, 1956, 1967 e 1995 (todas vencidas pelo Uruguai).
É muito utilizado pelos clubes de futebol locais, como o Peñarol (a partir de março de 2016 manda seus jogos no Campeón del Siglo) e o Nacional. E também em jogos de times como Liverpool do Uruguai, Racing e outros times menores.
Dentro do estádio há um Museu do Futebol, com histórias sobre sua construção e grandes clássicos realizados.Foi eleito patrimônio cultural da humanidade. Um estádio velho que lembra o passado do futebol mundial.
MENU - CONTEÚDO DA PÁGINA
História Estádio Centenário
A capital uruguaia, avançando inexoravelmente em direção à celebração do Centenário do Jura da Primeira Constituição da República, alcançou a partir desse momento a possibilidade de proporcionar ao seu povo a festa mais massiva: a Copa do Mundo na terra dos campeões . Assim começa o Estádio Centenário.
Em 1929, sem tempo a perder, todas as considerações voltaram à mesa. O estádio teve que nascer. E o Estádio Centenário nasceu com a criação da Comissão Administrativa Oficial de Campo (CAFO). Faltava um ano para a primeira Copa do Mundo e, nessas personalidades, nada menos que a construção do palco principal, o campeonato foi apoiado.
A inauguração ocorreu em 18 de julho de 1930, coincidindo com o feriado nacional, talvez não merecesse nenhum outro monumento de nosso Uruguai com o nome exato que permaneceu para sempre: o Centennial Stadium. Desde o dia 3 fui “em breve”, embora com as arquibancadas América e Colombes apoiadas e algumas unidades inacabadas. Feito o sorteio da série, foi feito um tour pelos tribunais. Ao chegar ao Centennial Stadium, foi apresentado como “trabalho finalizado”, levando em consideração que faltava uma semana para o primeiro jogo. Trabalhou três turnos e o último com refletores. O cimento ainda estava fresco em 18 de julho.
A final da Copa do Mundo enfrentou as equipes nacionais do Uruguai e Argentina, com a vitória do Uruguai por 4 gols a 2. Desde então, “O Centenário de Montevidéu” (como é conhecido popularmente), sediou vários torneios internacionais no nível de equipes seniores, destacando os sul-americanos de 1942, 1956, 1967, a Copa do Mundo de 1980 e, finalmente, a Copa América de 1995, todos vencidos pelo Uruguai.
Em 18 de julho de 1983, é declarado pela FIFA “Monumento Histórico do Futebol Mundial”, sendo a única construção desse tipo que detém esse título no mundo.
Atualmente, a seleção uruguaia de futebol joga seus jogos em casa neste estádio, assim como qualquer equipe uruguaia que solicite sua partida neste estádio.
Estádio Centenário Construção
O Estádio Centenário, inaugurado por ocasião do Campeonato Mundial de Futebol de 1930, foi concebido de acordo com as mais recentes técnicas da época e executado em tempo recorde. Os planos para a licitação foram elaborados entre setembro e dezembro de 1929 e os trabalhos nos quais três turnos diários de 500 trabalhadores trabalhavam, usando 14.000 m3 de concreto e movendo 160.000 m3 de terreno. As obras foram realizadas entre janeiro e julho de 1930.
A planta deste estádio projetada especificamente para jogos de futebol, com capacidade para 80.000 pessoas, decorre de estudos comparativos detalhados. Possui 4 estandes independentes, dos quais é alcançada uma visibilidade muito boa, dividida por amplas escadas de distribuição que favorecem a circulação e a rápida evacuação do público.
A torre dos Tributos de grande expressividade, caracterizada por suas nervuras verticais e varandas enormes, é constituída simultaneamente em marco urbano que marca o acesso e acabamento plástico da obra. As duas alas poderosas que se referem às duas vitórias clássicas; articulam a vertical da torre com a horizontal dos estandes.
JUAN ANTONIO SCASSO
Nascido em 1892, ele pertenceu e foi uma peça chave dessa geração que promoveu a renovação da arquitetura nacional, destacando sua atividade como arquiteto, urbanista, professor e jornalista em questões relacionadas à disciplina.
Seu forte interesse pelo esporte e sua convicção do papel fundamental que ele teve no desenvolvimento dos seres humanos, forjados durante os anos em que ingressou no Conselho Nacional de Educação Física e a partir de sua experiência européia, o levaram a se relacionar com inúmeras instituições sociais e esportes. Com eles, ele colaborou em várias ocasiões, realizando conselhos e / ou projetos muitas vezes de maneira honorária, e inclusive incluindo em alguns deles órgãos de administração.
Em 1929, apresentou-se com Domato (ainda estudante de arquitetura) nas competições dos estádios de Nacional e Peñarol, obtendo o primeiro e o segundo prêmio, respectivamente. Embora nenhum dos dois projetos tenha sido realizado, sua experiência na criação de quadras para esses e outros clubes foi decisiva na sua nomeação como designer e diretor das obras do Centennial Stadium.
Estádio Centenário Capacidade 2019
O Estádio Centenario tem capacidade para 65.235 espectadores.
Estádio Centenário Visita – Tour
A entrada ao estádio é feita pela portaria para acesso dos visitantes.
Num balcão, uma moça que recebe e cobra o ingresso, que dá direito a visitar o Estádio Centenario de Montevideu e o Museu do Futebol.
Ao entrar primeiro no estádio. A construção parece que não mudou muito, de 1930 pra cá. O estádio é simples, um esqueleto de concreto que em nada lembra as modernidades das arenas atuais. Um estádio raiz. Um estádio com alma.
As cadeiras azuis deixam as arquibancadas com a cor celeste da seleção dona da casa. O estádio vazio deixa a visita ainda mais especial. É como ter um templo do futebol todo para você.
Por todo o tempo o que pode te entreter, subir e descer as arquibancadas, conversar sobre as particularidades da construção e sobre as jogadas daquela final histórica.
O Estádio Centenario é um estádio velho, não há outra palavra para definir. E muito pouco vem se fazendo para manter e reviver um dos maiores templos do futebol mundial. O estádio recebe tão poucos jogos quanto recebe turistas.
Uma pena que o único estádio do mundo a ser declarado pela Fifa como Monumento Histórico do Futebol Mundial esteja praticamente esquecido pelo tempo e longe da atenção dos visitantes e amantes do esporte.
Estádio Centenário Museo del Fútbol
Na entrada, os ingressos são vendidos em Pesos Uruguayos, Pesos Argentinos e Real. O primeiro andar do museu tem itens mais antigos. Chuteiras, bolas, uniformes, bandeiras e imagens.
Já de cara você encontra a imagem do histórico gol da vitória do Uruguai contra o Brasil na copa de 1950, intitulada de Maracanazo (Maracanaço), onde o Uruguai ganhou do Brasil por 2×1, no Maracanã lotado, dando o segundo título mundial para o país. O primeiro foi em casa, na primeira edição da Copa do Mundo, em 1930.
O Maracanazo é o motivo de orgulho da nação e a foto do gol da vitória está estampada em diversas partes do museu.
O andar de cima conta um pouco a história das Copas do Mundo e fala um pouco das seleções mundiais dos países participantes da Copa.
Lá está uma camisa autografada por Pelé, na frente da imagem do que foi considerada a “bicicleta mais perfeita do mundo”.
Também neste andar, você vai encontrar a história dos times do Uruguai e também um pouco sobre a Libertadores e outros campeonatos regionais.
O ingresso do Museu também dá acesso para visitar as arquibancadas do estádio.
O Museu do Futebol em Montevidéu é um lugar onde, provavelmente, você vai encontrar muitos brasileiros: aqueles que sabem muito de futebol e discutem jogadas, posições, resultados de 1900 e bolinha e aqueles que não sabem nada, mas, como todo brasileiro, se encanta pelo futebol.
A visita ao Estádio Centenário pode ser realizada por conta própria, o museu do estádio abre de segunda a sexta das 10h às 17h, mas é sempre bom consultar antes.
Para maiores informações acesse o link que abaixo:
Estádio Centenário Venda de Ingressos
Veja abaixo onde comprar seu ingresso:
|
Maiores públicos Estádio Centenário
Recorde de Público pagante: 79.867 pessoas, na partida Uruguai 6×1 Iugoslávia, na semifinal da Copa do Mundo de 1930
recorde de público não-oficial é de 90.000 pessoas na final daquela mesma Copa, no jogo Uruguai 4×2 Argentina, pois muitos entraram sem pagar).
Estádio Centenário Setores
Estádio Centenário Mapa
Google Street View Estádio Centenário
Como chegar Estádio Centenário
Para chegar ao Estádio Centenário, que fica um pouco afastado dos demais pontos e zonas turísticas (Parque Rodó, Ciudad Vieja, etc) você pode pegar um ônibus urbano, táxi ou aplicativos de carro particular. A viagem do centro ao estádio leva cerca de 15/20 min de carro, mas a pé fica cansativo de percorrer essa distância (+/- 6km).
O motorista deixa em frente a porta de acesso ao Museu. Mas tome cuidado com o direcionamento que você coloca no aplicativo, e indique claramente que o destino é o “Museo del Futbol”, pois ele pode acabar te deixando em um dos acessos do Estádio mais afastado do Museu e aí vai ter dar uma andadinha até chegar à porta.
Fotos Estádio Centenário
Fachada
Arquibancadas
Dia de Jogo
Vista Aérea
Estádio Centenario PES
O Estádio Centenario é um dos times que tem ou teve presente no game seu estádio virtual na franquia PES da Konami. Os gritos oficiais da torcida também estarão no jogo. O estádio se junta a outras arenas brasileiras confirmadas em PRO EVOLUTION SOCCER. Confira abaixo as fotos do Estádio Centenario. 2013 e 2019.
PES 2013
PES 2019
Qual time pertence a Estádio Centenario?
Seleção Uruguaia de Futebol
A Seleção Uruguaia de Futebol representa o Uruguai nas competições de futebol da CONMEBOL e FIFA. É gerida pela Asociación Uruguaya de Fútbol, a AUF.
É conhecida como A Celeste desde seu primeiro triunfo em Montevidéu, em 15 de agosto de 1910 por 3 a 1, na primeira partida em que utilizou sua camiseta celeste, adotada como emblema nacional em reconhecimento ao triunfo que pouco antes havia conseguido o River uruguaio ante o poderoso Alum ni portenho por 2 a 1 com essas mesmas cores.
Foi a primeira seleção, junto à Argentina, a jogar uma partida internacional fora das Ilhas Britânicas, em 20 de julho de 1902 em Montevidéu quando acabou sendo goleada pela Argentina por 6 a 0. Em 1903 veio a primeira vitória sendo um 3 a 2 sobre a Argentina
Possui uma das mais gloriosas histórias do futebol mundial, tendo conquistado um total de 21 títulos oficiais, tendo vencido as primeiras competições oficiais de alcance mundial – os torneios olímpicos de futebol de 1924 e 1928 – que lhe deram o apelido de Celeste Olímpica – e a primeira Copa do Mundo, da qual foi o país-sede. Também venceu a edição de 1950, no Brasil, derrotando os donos da casa no episódio conhecido como Maracanazo.
O Uruguai também é o recordista de títulos da Copa América, sendo a última em 2011 – foram 15 títulos, incluindo aí a primeira edição do torneio, realizada em 1916. É considerada uma das grandes seleções do futebol mundial, sendo uma das oito campeãs mundiais e destas uma das seis que tem mais de um título, sendo bicampeã da Copa do Mundo.
Entretanto, a Seleção Uruguaia se considera tetracampeã mundial – e por isso ostenta quatro estrelas em seu escudo – já que os 2 dois torneios olímpicos conquistados antes da Copa de 1930 eram considerados como “campeonatos mundiais”. Até a Copa do Mundo de 2018, o Uruguai já havia se classificado para 13 edições da Copa del Mundo (1930, 1950, 1954, 1962, 1966, 1970, 1974, 1986, 1990, 2002, 2010, 2014 e 2018), o que faz dela a terceira Seleção da América do Sul com mais participações em Copas do Mundo, atrás somente do Brasil e da Argentina.
Club Nacional de Football – www.nacional.uy
O Club Nacional de Football é um clube de futebol do Uruguai, fundado em 14 de maio de 1899, após a fusão, por iniciativa de jovens universitários da época, dos clubes Uruguay Athletic Club e Montevideo Football Club.
O clube pratica diversas modalidades esportivas, mas o futebol se destaca no qual tem obtido importantes vitórias em nível nacional e internacional, ganhando assim um considerável reconhecimento em nível mundial. Foi três vezes campeão da Copa Libertadores da América, e nas três vezes que foi à Copa Intercontinental, não perdeu nenhuma.
O Nacional faz com o seu rival tradicional Peñarol, um dos maiores clássicos do futebol mundial.
Hino da Seleção Uruguaia de Futebol
Orientales la Patria o la Tumba!
Libertad o con gloria morir!
Es el voto que el alma pronuncia
Y que heroicos sabremos cumplir!
Libertad, libertad Orientales!
Ese grito a la Patria salvó
Que a sus bravos en fieras batallas
De entusiasmo sublime inflamó
De este don sacrosanto la gloria
Merecimos tiramos temblad!
Libertad en la lid clamaremos
Y muriendo, también libertad!
Dominado la Iberia dos mundos
Ostentaba sus altivo poder
Y a sus plantas cautivo yacía
El Oriente sin nombre ni ser
Mas, repente sus hierros trozando
Ante el dogma que Mayo inspiró
Entre libres, déspotas fieros
Un abismo sin puente se vió
Su trozada cadena por armas
Por escudo su pecho en la lid
De su arrojo soberbio temblaron
Los feudales campeones del Cid
En los valles, montañas y selvas
Se acometen con muda altivez
Retumbando con fiero estampido
Las cavernas y el cielo a la vez
El estruendo que en torno resuena
De Atahualpa la tumba se abrió
Y batiendo sañudo las palmas
Su esqueleto, venganza! gritó
Los patriotas el eco grandioso
Se electrizan en fuego marcial
Y en su enseña más vivo relumbra
De los Incas el Dios inmortal
Largo tiempo, con varia fortuna
Batallaron liberto, y señor
Disputando la tierra sangrienta
Palmo a palmo con ciego furor
La justicia, por último, vence
Domeñando las iras de un Rey
Y ante el mundo la Patria indomable
Inaugura su enseña, y su rey
Orientales, mirad la bandera
De heroísmo fulgente crisol
Nuestras lanzas defienden su brillo
Nadie insulte la imagen del sol!
De los fueros civiles el goce
Sostengamos; y el código fiel
Veneremos inmune y glorioso
Como el arca sagrada Israel
Porque fuese más alta tu gloria
Y brillasen tu precio y poder
Tres diademas, ho Patria, se vieron
Tu dominio gozar, y perder
Libertad, libertad adorada
Mucho cuestas tesoro sin par!
Pero valen tus goces divinos
Esa sangre que riega tu altar
Si a los pueblos un bárbaro agita
Removiendo su extinto furor
Fratricida discordia evitemos
Diez mil tumbas recuerdan su horror!
Tempestades el Cielo fulmina
maldiciones desciendan sobre él
Y los libres adoren triunfante
de las leyes el rico joyel
De laureles ornada brillando
La Amazona soberbia del Sud
En su escudo de bronce reflejan
Fortaleza, justicia y virtud
Ni enemigos le humillan la frente
Ni opresores le imponen el pie
Que en angustias selló su constancia
Y en bautismo de sangre su fé
Festejando la gloria, y el día
De la nueva República el Sol
Con vislumbres de púrpura y oro
Engalana su hermoso arrebol
Del Olimpo la bóveda augusta
Resplandece, y un ser divinal
Con estrellas escribe en los cielos
Dulce Patria, tu nombre inmortal
De las leyes el Numen juremos
Igualdad, patriotismo y unión
Inmolando en sus aras divinas
Ciegos odios, y negra ambición
Y hallarán los que fieros insulten
La grandeza del Pueblo Oriental
Si enemigos, la lanza de Marte
Si tiranos, de Bruto el puñal
Mascote Seleção Uruguaia de Futebol
Hino do Club Nacional de Football
Gladiadores, alcemos la frente
Que en la lucha ha sellado el honor;
Suena el himno grandioso y potente
Que recuerda nobleza y valor!
Nacional! Nacional!… Nacional!
Ha sellado el honor Nacional!
Con un nimbo de aurora fulgente,
y cual Cóndor que habita las cumbres,
se alza llena de vívidas lumbres,
la grandeza del Club Nacional!
Del Club Nacional! Del Club Nacional!
Es del noble gigante invencible
paladín de la justa moderna
cuya gloria se estampa en la eterna
imponencia del himno triunfal
No es posible que exista algún pecho,
por más rudo y más torpe que fuera
que al mirar nuestra sacra bandera,
se resista a vibrar de emoción!
A vibrar de emoción!
A vibrar de emoción!
No es posible que falten sonrisas
al pasar Nacional victorioso,
de la lucha aclamado un coloso,
predilecto de la admiración!
Alza, Pueblo, tu voz magistral.
A loar la sublime existencia
del que vive en la lid: es su esencia
y fulgura su gloria inmortal!
del que vive en la lid: es su esencia
y fulgura su gloria inmortal!
Shows e Eventos Estádio Centenário
O Estádio Centenario também foi palco da várias bandas, entre elas, Rolling Stones, Roger Walters, Aerosmith, Paul Mccartney, etc
Vídeo Estádio Centenario
Contato Estádio Centenário
Telefone Estádio Centenário
- +598 2487-2059
Endereço Estádio Centenário – Onde Fica?
Av. Ricaldoni, 11400
Montevidéu – Uruguai
Redes Sociais Estádio Centenário
Página da Estádio Centenário no Facebook
www.facebook.com/pages/Estadio-Centenario
Instagram Oficial do Estádio Centenário
www.instagram.com/estadio-centenario-uruguay
Site Oficial Estádio Centenário
www.estadiocentenario.com.uy