O Estádio da Luz ou Estádio do Sport Lisboa e Benfica (nome oficial) é um estádio de futebol de Categoria 4 localizado na freguesia de São Domingos de Benfica, cidade de Lisboa, em Portugal. O estádio é também conhecido pelos benfiquistas como “A Catedral“.
O novo Estádio do Sport Lisboa e Benfica foi inaugurado no dia 25 de outubro de 2003, num jogo amigável contra a equipa uruguaia do Nacional que o SL Benfica venceu com um resultado de 2-1, com Nuno Gomes a bisar.
No âmbito da realização do Euro 2004 foi demolido o antigo Estádio da Luz e foi construído este novo estádio em local adjacente, tendo sido, inclusivamente, palco da final da competição.
A autoria do projeto do novo estádio é da empresa australiana Populous.
A 9 de novembro de 2009, o estádio ultrapassou a marca dos 6 milhões de espectadores.
No décimo aniversário do novo Estádio do Sport Lisboa e Benfica, a 25 de outubro de 2013, foi ultrapassada a marca dos 11 milhões de espectadores.
A 14 de Janeiro de 2017 passou a marca dos 15 000 000 de espectadores, a maior de todos os estádios em utilização em Portugal, no jogo do campeonato nacional contra o Boavista.
MENU - CONTEÚDO DA PÁGINA
História Estádio da Luz
Desde a formação do clube, em 1904, o Benfica tinha jogado sempre em campos arrendados, tais como as Terras do Desembargador (1905–1906), Campo da Feiteira (1908–1911), Campo de Sete Rios (1913–1917), Campo de Benfica (1917–1922), e o Estádio do Campo Grande, construído em terrenos arrendados ao histórico rival Sporting (1941–1954).
O Estádio das Amoreiras (1925–1940), um recinto com capacidade para 20 000 adeptos, pertencia ao clube, mas foi demolido para dar lugar à Avenida Duarte Pacheco.
Após um longo processo negocial com a Câmara Municipal de Lisboa, foi finalmente estabelecido, a 17 de Maio de 1946, que o clube iria abandonar o espaço arrendado no Campo Grande e regressar à freguesia de Benfica. O então Ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, é citado como tendo dito: “O Benfica é de Benfica, e é para lá que deverá regressar”
Foi identificado um terreno apropriado, com boas acessibilidades e espaço para futuras expansões, perto da Igreja e Largo da Luz, no extremo nordeste da freguesia de Benfica. “Luz” era a paróquia histórica da Igreja de Nossa Senhora da Luz. Hoje pertencente à freguesia de São Domingos de Benfica
Tinha sido sempre objectivo do clube ser proprietário, não só do estádio, mas também dos terrenos onde este foi erigido, mas inicialmente os terrenos foram cedidos em direito de superfície pela câmara. A aquisição plena dos terrenos apenas se deu em 1969. Os projectos do estádio tinham sido elaborados a partir de finais dos anos 1940 por João Simões, antigo jogador do clube.
Motivados pelo presidente do clube, Joaquim Bogalho, os sócios suportaram uma quota suplementar destinada a custear a construção do novo estádio, para além de terem contribuído generosamente com doações ou mesmo através do trabalho no estaleiro durante fins-de-semana. Foi mesmo realizada uma “campanha do cimento”, através da qual foram oferecidas ao clube grandes quantidades de sacos de cimento.
Estádio da Luz Lisboa – Antigo
Na década de 1950, um terminal (ou paragem importante) da rede de elétricos da Carris esteve previsto para o local onde se situa hoje a estação Alto dos Moinhos, aparentemente ligado ao resto da rede na linha da Estrada da Luz (carreiras 13 e 13A, para Carnide) via R. Francisco Baía; ter-se-ia situado aproximadamente onde é hoje a junção das ruas Freitas Branco e Alçada Batista, servido o então planeado Estádio da Luz.
Os trabalho de construção iniciaram-se oficialmente a 14 de junho de 1953. Menos de dois anos mais tarde, e a um custo de 12.037.638 escudos, o estádio foi inaugurado finalmente no 1 de Dezembro de 1954 (feriado nacional e data simbólica por ser comemorativa da vencedora Restauração da Independência de Portugal), perante uma casa-cheia de 40 000 adeptos, num jogo inaugural efectuado perante os rivais F.C. Porto. A partida terminou com a vitoria do F. C. Porto, por 3-1.
O estádio foi inaugurado com uma capacidade para 40 000 adeptos, em dois anéis completos, mas o continuado êxito desportivo do Benfica durante os anos 1950 e, especialmente, 60 (os “anos de ouro”), a necessidade de aumentar a capacidade tornou-se evidente.
A primeira fase de construção do famoso “Terceiro Anel” foi concluída em 1960, e incrementou a capacidade para 70 000. A iluminação artificial havia sido introduzida dois anos antes.
O “fecho” do terceiro anel foi concluído em 1985, passando a capacidade oficial do estádio para 120 000. Dada a inexistência de lugares individuais até meados dos anos 1990, este número foi mesmo ultrapassado em algumas ocasiões. O “jogo do título”, realizado frente ao F.C. Porto a 4 de janeiro de 1987, teve uma assistência estimada de 135 000 espectadores, a semi-final da então Taça dos Campeões Europeus contra o Marselha em 1990 teve cerca de 130 000 espectadores, e a final do Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 1991 entre Portugal e Brasil, teve uma assistência oficial de 127 000 espectadores.
A introdução de assentos individuais, em meados dos anos 1990, reduziu a capacidade do estádio para cerca de 78 000.
Em 1992 foi criada a loja desportiva e um conjunto de restaurantes.
Estádio da Luz Construção
O antigo Estádio da Luz inaugurado em 1 de Dezembro de 1954, data simbólica por ser comemorativa da Restauração da Independência de Portugal, tinha uma enorme capacidade, sendo o maior estádio da Europa e o terceiro maior do mundo. Foi denominado de Estádio da Luz por se localizar na paróquia histórica da “Luz” junto da Igreja de Nossa Senhora da Luz.
Este estádio teve a sua maior assistência de sempre, quando em 1986/87 derrotou o FC Porto por 3-1, registando a entrada de 135 000 pessoas.
O atual Estádio da Luz, inaugurado em 2003, diminuiu essa capacidade para 65 647, sendo agora o vigésimo primeiro maior estádio da Europa em termos de capacidade.
Atualmente, a capacidade do Estádio da Luz é de 64 642 lugares sentados, consequência da criação da caixa de segurança dos adeptos visitantes.
Junto ao Estádio da Luz, situa-se o Museu Benfica Cosme Damião, contando já com uma Estátua de Eusébio, A Praça dos Heróis e a Loja Oficial do clube.
No dia 22 de setembro de 2006, o S.L. Benfica inaugurou, no Seixal, o local que alberga, não só a sua actual equipa principal de futebol nas suas múltiplas sessões de trabalho, mas também a formação de futuros jogadores e técnicos. Esse local designa-se por Caixa Futebol Campus.
O Sport Lisboa e Benfica é também proprietário do Pavilhão Império Bonança, do Pavilhão Nº 2 e do Complexo de Piscinas EDP, que fazem parte do estádio.
O complexo de piscinas é composto por 3 piscinas. Uma para crianças de 10m por 5m, uma de 25m com 6 pistas e uma piscina olímpica de 50m com 8 pistas. A piscina olímpica não faz parte do projecto inicial. Para a sua construção, foi necessário transformar o pavilhão n°3 para aumentar o complexo aquático.
Estádio do Sport Lisboa e Benfica Capacidade 2019
O Estádio da Luz tem capacidade para 64.642 espectadores.
Apelidos Estádio da Luz
- Estádio da Luz
- Inferno da Luz
- Catedral
Estádio da Luz Visita – Tour
A visita ao Estádio da Luz começa pela Área VIP do estádio, e já é possível ver maquetes de ambos os estádios, o novo Estádio do Sport Lisboa e Benfica e o anterior que foi demolido.
O guia que acompanha passa toda esta informação sobre a construção e características de cada estádio, respondendo também a questões que possam surgir. Depois é tempo de ter o primeiro relance sobre o estádio, vazio das multidões a que estamos nós, benfiquistas, habituados.
Pode dizer-se que é uma sensação estranha por não estarmos habituados a um ambiente vazio e de silêncio, mas é muito bonito de se ver. Circulando parte do estádio junto às cadeiras do público, são dados alguns minutos para as fotos da praxe antes de voltarmos ao interior do complexo. Lá dentro, entramos agora para um dos cinco Balneários que o estádio tem, incluindo um para árbitros.
Não é permitida a entrada de ninguém no balneário da equipa principal pelo que o balneário visitado é um dos balneários distribuído a equipas visitantes. Embora esteja um pouco à imagem do balneário da equipa principal, o balneário principal, para além dos armários e chuveiros, próprios de qualquer balneário, tem também jacuzzi, zona de massagens e uma zona mista onde os familiares dos jogadores podem estar.
Uma curiosidade que provavelmente nem todos sabem, é que quando a equipa principal do Sport Lisboa e Benfica joga fora de casa, há um grupo de elementos do Clube que se desloca para o estádio antes da equipa chegar, para que possa decorar, o melhor possível, o respetivo balneário.
Todos os corredores nesta zona estão também completamente decorados com imagens de jogadores, do público, ou até mesmo da águia Vitória, que tanto nos surpreende no início de cada jogo. É impossível ficar indiferente às imagens com que nos vamos cruzando porque cada uma delas tem uma história, cria uma emoção, transmite uma mensagem.
E por falar em transmitir uma mensagem, segue-se a Sala de Conferência de Imprensa. Com lugar para cerca de 100 pessoas, pode ser “ampliada” para mais de 200 pessoas para jogos internacionais e/ou outros que exijam esse espaço.
É engraçado vermos o que está normalmente do outro lado da TV, e imaginar como será estar em frente a uma plateia que nos questiona sobre o que vai ser o jogo, ou o que aconteceu durante o jogo.
Ao deixar a sala e ao percorrer o Túnel dos Jogadores, eis que chega um dos momentos mais esperados da visita, se não mesmo o mais esperado. Depois de virar à esquerda no corredor, surge o túnel de acesso ao Relvado do Estádio da Luz.
É certo que o estádio está vazio, mas pisar aquele chão, que parece de borracha provavelmente por causa dos pitões das chuteiras, aumenta a ansiedade e a emoção de pisar o relvado onde já se travaram jogos que ficaram na história. É o palco dos jogadores que deixam multidões em euforia… Na tristeza e na alegria, que choram mas também gritam.
No entanto, não se entusiasmem muito porque não poderão pisar o relvado. É possível circular livremente, e até podem sentar e tirar fotos nos bancos de suplentes, mas sempre sem pisar o tapete verde e percebe-se o porquê.
Mas mais uma vez, é estranho ver este estádio preenchido de silêncio e cadeiras vazias, mas mesmo assim é uma experiência que para muitos pode ser única.
Não é certo, mas existe uma maior probabilidade de encontrarem a águia Vitória no relvado a treinar o voo da águia, ou simplesmente em repouso.
Como devem saber, a águia Vitória faz o seu voo sempre que há jogos dos Sport Lisboa e Benfica no estádio, nacionais ou internacionais, e todas as vezes é sempre algo que nos capta a atenção.
Da raça águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus Leucocephalus), é nativa da América do Norte e pode atingir até 1,1 metros de comprimento, até 2,3 metros de envergadura das asas, até 6 kg de peso e pode atingir uma velocidade perto dos 160 km/h em mergulho.
Com a visita quase a terminar, já só falta subir a bancada, fazer as últimas fotografias e deixar o estádio pelas pelas portas do Piso 0. Esta visita demora normalmente de 45 minutos a 1 hora, e podem complementar com a visita ao Museu Benfica Cosme Damião já que o preço sofre uma redução, a não ser que sejam sócios porque aí os preços são outros.
HORÁRIOS E DIAS DE ENCERRAMENTO:
- Visitas ao Estádio abertas entre as 9h e as 20h. Duração estimada entre 1h e 1h30.
- Dias de jogo de Competições Nacionais, as visitas encerram 6h antes do início do jogo.
- Dias de jogo de Competições Europeias e Internacionais não se realizam visitas ao Estádio no dia antes, no próprio dia e na manhã do dia seguinte ao jogo.
- Encerra nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro e nos dias 24 e 31 de dezembro aberto entre as 10h e as 14h.
Para comprar seu ingresso para a visita acesse o site do Sport Lisboa e Benfica
Estádio da Luz Museu Benfica Cosme Damião
O Museu Benfica – Cosme Damião é um museu dedicado à história do Sport Lisboa e Benfica, e está situado no exterior do Estádio do Sport Lisboa e Benfica em Lisboa, Portugal.
O museu, nomeado em memória de Cosme Damião, foi inaugurado em 26 de julho de 2013 sob a presidência de Luís Filipe Vieira e aberto ao público três dias depois, a 29 de julho, um ano e três meses após a sua construção inicial.
O edifício, com uma área de 4.000 metros quadrados, tem três pisos acompanhados por uma enorme vitrina que exibe cerca de 500 troféus. O museu está dividido em 29 áreas temáticas e contém, no total, cerca de 1.000 troféus conquistados pelas diferentes modalidades do clube, e uma coleção superior a 30.000 taças (de todo o tipo), bem como documentos e audiovisual referentes à história do Benfica, inseridos no contexto sociocultural de Portugal (Terramoto de 1755, Revolução dos Cravos) e do Mundo (O Homem na Lua).
O museu tem à disposição vários ecrãs táteis com informação sobre jogadores, equipas, jogos, etc, e um holograma do Eusébio. Há ainda um espaço dedicado aos adeptos do clube – “Viagem ao Coração Benfiquista” – onde estão expostas as suas fotos, em repetição, e nesse sítio existe uma plataforma elevatória rodeada por video walls que mostram frases e celebrações benfiquistas. Por fim, na cúpula geodésica do museu, é apresentado um filme de 18 minutos sobre a história secular do Benfica.
O museu tem uma média de 5 mil visitantes por mês.
Em dezembro de 2014 o museu foi distinguido com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.
Para comprar seu ingresso para o museu acesse o site do Sport Lisboa e Benfica
HORÁRIOS:
- Exposição permanente
- Todos os dias, das 10h às 18h.
- Em dias de jogo* (exceto competições europeias), aberto até ao início da partida.
Encerra: - 1 de janeiro;
- 25 de dezembro;
- dias de jogo de competições europeias*.
Estádio da Luz Venda de Ingressos
A melhor forma de comprar o ingresso para os jogos do campeonato português ou das competições europeias, como a Champions League e a Europa League, é pelo site oficial do Sport Lisboa e Benfica . Nunca compre em sites não autorizados pelos times ou pela UEFA. Em Portugal não há outra forma oficial de adquirir tickets sem ser diretamente com o clube.
Você também pode comprar pessoalmente nas bilheterias do estádio ou em pontos de venda oficiais, mas sempre fique atento aos dias de funcionamento. Em dias de jogos, há horários especiais. Um ponto importante a destacar é que, geralmente, os ingressos começam a ser vendidos perto da data do jogo, cerca de uma semana e meia antes da partida, que acontecem entre sexta-feira e segunda-feira. Portanto, fique de olho no site da Liga Portugal para verificar o calendário de cada jornada e se programar. Pontos de Venda
|
Maiores públicos Estádio da Luz
Recorde de público pagante: 135.000 espectadores no jogo Benfica 3×1 Porto em 04 de janeiro de 1987.
Recorde de público pagante após a reinauguração: 65.400 espectadores, no jogo Benfica 2×1 Nacional-URU em 25 de outubro de 2003.
Em partidas oficiais o recorde é Benfica 5×0 Vitória de Guimarães em 13 de maio de 2017 com 64.591 espectadores.
Maior Artilheiro Estádio da Luz
O Maior Artilheiro é Óscar Cardozo, paraguaio que atualmente defende o Libertad, que tem 172 gols. Defendeu o Benfica de 2007 a 2014, antes de jogar por Trabzonspor, Olympiacos e, deste este ano, no Libertad.
Estádio do Sport Lisboa e Benfica Setores
Estádio da Luz Mapa
Google Street View Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Como chegar Estádio do Sport Lisboa e Benfica
O Estádio da Luz e seu museu fica na Av. Eusébio da Silva Ferreira. Para chegar até o Estádio do Benfica é só pegar o metrô e descer em uma das estações próximas: Alto dos Moinhos ou Colégio Militar/Luz.
Fotos Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Fachada
Dia de Jogo
Arquibancada
Vista Aérea
Vista Noturna
Estádio do Sport Lisboa e Benfica PES
O Estádio do Sport Lisboa e Benfica é um dos times que tem ou teve presente no game seu estádio virtual na franquia PES da Konami. Os gritos oficiais da torcida também estarão no jogo. O estádio se junta a outras arenas brasileiras confirmadas em PRO EVOLUTION SOCCER. Confira abaixo as fotos do Estádio do Sport Lisboa e Benfica 2016, 2017, 2018 e 2019.
PES 2016
PES 2017
PES 2018
PES 2019
Estádio do Sport Lisboa e Benfica Fifa 18 e 19
FIFA 18 é um jogo eletrônico de futebol desenvolvido e publicado pela EA Sports, que foi lançado mundialmente em 1 de Novembro de 2017. Este é o vigésimo quinto título principal da série FIFA e o segundo a usar o mecanismo de jogo da Frostbite para Xbox One, PS4 e PC.
No dia 30 de Abril de 2018, o jogo ganhou um Pacote de expansão para a Copa do Mundo 2018. Foi a primeira vez que a franquia FIFA Soccer não ganhou um jogo eletrônico exclusivo para a Copa.
Nesta edição do jogo foi perdida a licença do Mestalla e do Signal Iduna Park, que foram para o PES 2018, porém, temos a adição de quatro novos estádios: Kirklees Stadium, StubHub Center, The AMEX Stadium e o Wanda Metropolitano.
FIFA 18
FIFA 19 é um jogo eletrônico de futebol desenvolvido (e) publicado pela EA Sports, que foi lançado localmente em 28 de setembro de 2018. Este é terceiro game da franquia a usar a engine de jogo da Frostbite para Xbox One, PS4 e PC.
O game oferece varios modos de jogo como o modo carreira, the journey e o popular ultimate team, sendo que o ultimo recebeu diversas novidades para a ediçao deste ano. Além dos modos de jogo, o game também tem como novidade o licenciamento da principal competiçao de clubes da europa, a UEFA Champions League.
FIFA 19
Qual time pertence a Estádio da Luz?
Sport Lisboa e Benfica – www.slbenfica.pt
O Sport Lisboa e Benfica é um clube multidesportivo sediado na freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa. O seu eclectismo, historial e forte base de adeptos fazem do Benfica um dos Grandes clubes de Portugal e um dos mais prestigiados a nível mundial.
As cores do clube são vermelho e branco, a equipa tem a alcunha de Águias ou Encarnados e os seus apoiantes são chamados de Benfiquistas. A principal modalidade do clube é o futebol, mas distingue-se também noutras, como o andebol, o basquetebol, o futsal, o hóquei em patins, o voleibol, entre outras.
Hino do Sport Lisboa e Benfica
Sou do Benfica
Isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal
Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol, que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes
Mascote Sport Lisboa e Benfica
A Águia Vitória é a mascote do Sport Lisboa e Benfica. Antes da apresentação da equipa em casa costuma sobrevoar o Estádio do Sport Lisboa e Benfica e aterrar sobre o símbolo do clube (sem a águia) completando-o. É uma águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus), treinada pela Volataria Lda.
Shows e Eventos Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Foi há 25 anos, no verão de 1988, que os portugueses tiveram a oportunidade de ver e ouvir pela primeira vez Bryan Adams a interpretar “Summer of ’69”. O canadiano da voz rouca e blusão de ganga, um dos artistas de maior sucesso na década de 80 e por quem os portugueses sempre tiveram um especial carinho, encabeçava um cartaz que incluía também: Bonnie Tyler, Saxon, UHF, The Wailers, Special Affair.
Estrela mundial da música, o cantor inglês Ed Sheeran também teve passagem garantida por Lisboa, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Vídeo Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Contato Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Telefone Estádio do Sport Lisboa e Benfica
- +351 707-200-100
Endereço Estádio do Sport Lisboa e Benfica– Onde Fica?
Av. Eusébio da Silva Ferreira, 1500-313
Lisboa – Portugal
Redes Sociais Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Página da Estádio do Sport Lisboa e Benfica no Facebook
www.facebook.com/sportlisboaebenficaestadio
Twitter Oficial do Estádio do Sport Lisboa e Benfica
www.twitter.com/estadio_da_luz
Instagram Oficial do Estádio do Sport Lisboa e Benfica
www.instagram.com/benficastadium