O Estádio Leônidas Sodré de Castro (popularmente conhecido por Curuzu) é um estádio de futebol brasileiro de propriedade do Paysandu Sport Club, localizado na cidade de Belém, no Estado do Pará.
Neste estádio o clube foi campeão duas vezes do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B, em 1991 e 2001. Sempre que possível, a diretoria do clube opta por mandar jogos em sua praça esportiva.
MENU - CONTEÚDO DA PÁGINA
História Estádio Curuzu
Apesar do estádio ser de 1914, foi no término do mês de julho de 1918, que o Paysandu Sport Club adquiriu a Curuzú , sendo que a inauguração oficial aconteceu no dia 27 deste mês.
A compra foi anunciada em forma de notícia pelo jornal Folha do Norte em 1º de agosto de 1918.
Pela sua longevidade, o estádio também é conhecido pela alcunha “Vovô da Cidade”, consistindo em um dos estádio mais antigos do Brasil que ainda recebem jogos oficiais de times profissionais de competições organizadas pela CBF.
Em 1º de novembro de 1950, o Paysandu Sport Club inaugurou o sistema de iluminação da Curuzu, na administração de Jorge Faciola de Souza. Na ocasião foi disputada uma partida contra o Clube do Remo, que acabou com vitória bicolor por 3 a 1, gols de Teixeirinha, Hélio e Pau Preto.
Após uma ampla reforma, a Curuzu foi reinaugurada no dia 2 de fevereiro de 1974 com a derrota para o Remo por 2 a 1. A partir dessa data, o estádio recebeu seu nome oficial: Leônidas Sodré de Castro, o grande responsável pela aquisição do campo em 1918 e pela compra da atual sede social em 1927. Leônidas foi o presidente bicolor de 2 de fevereiro de 1930 até 2 de fevereiro de 1931, além de participar de outras diretorias.
Em 2009, o atacante e ídolo do Paysandu Sport Club, Robgol, doou um placar eletrônico ao clube, medindo 15 metros de largura por 2,5 de altura, para ser instalado na Curuzu. No ano seguinte, após um período de reformas para a ampliação da sua maior arquibancada, o estádio passou a comportar 14 000 torcedores. Conta com 40 camarotes refrigerados, 1.800 cadeiras cativas, tribunas de honra e arquibancadas numeradas conforme preceitua o Estatuto do Torcedor.
O estádio apelidado de “Curuzu” em Belém do Pará fica localizado em um Bairro de classe média da cidade denominado de Marco. O bairro é chamado por esse nome pelo fato de ter sido erguido em seu território o monumento alusivo à primeira légua patrimonial, doada por ordem real, ao que viria ser a prefeitura de Belém.
Tal bairro foi planejado pelo então prefeito da cidade Antônio Lemos na virada do século XIX para o XX com os recursos propiciados pelas exportações. As avenidas e demais travessas do bairro homenagearam símbolos e personalidades ligados a Guerra do Paraguai, como por exemplo: a travessa do Humaitá, fortaleza derrubada a custo de milhares de mortos aliados e paraguaios, bem como aos heróis de guerra Almirante Barroso e Duque de Caxias.
Uma das travessas do Bairro, onde fica localizado o Estádio Leônidas de Castro Sodré recebeu o nome de Curuzu em alusão a Batalha de Curuzu que aconteceu entre 1° e 3 de setembro de 1866, no contexto da Guerra do Paraguai.
A palavra Curuzu, que nomeava o forte paraguaio da batalha teria surgido no contexto da colonização jesuíta entre os Guarani no que é hoje sul do Paraguai e nordeste Argentino e teria como origem a palavra Cruz.
As sibalas na língua Guarani sempre é composta por uma consoante seguida por uma vogal. Assim, a palavra “cruz” tem tudo o que é proibido para os Guarani.
A vogal “u” foi imposta as consoantes “C” e “Z”, gerando outras duas outras sílabas e de forma limpa a palavra “Curuzu”. Este não é mais do que cruz (símbolo cristão).
Como um dos lados do estádio fica na travessa Curuzu ficou popularmente chamado de “Estádio da Curuzu” e depois apenas suprimido para “Curuzu”, estendendo a alcunha ao proprietário do estádio o Paysandu (nome de uma cidade uruguaia palco de um dos conflitos da Guerra do Paraguai) que é conhecido como Papão.
Assim o Paysandu é conhecido também como Papão da Curuzu. Uma espécie de tradução do apelido “Papão da Curuzu” seria: O vitorioso (Papão) da travessa Cruz (Curuzu).
Quem Foi Leônidas Sodré de Castro
Leônidas Sodré de Castro, grande Alvi-Azul, cujo nome, muito justamente, foi dado ao campo. Leônidas teve também grande influência na compra da atual sede.
Presidiu o Paysandu de 2 de fevereiro de 1930 à 2 de fevereiro de 1931 e participou de outras diretorias. Sem dúvida, Leônidas Sodré de Castro foi um dos artifícies do Paysandu.
Estádio Curuzu Construção
O Estádio do Paysandu Sport Club passou por uma reforma geral com ampliação prevista para 20.000 espectadores, com 40 camarotes refrigerados, 1.800 cadeiras cativas, tribunas de honra, e arquibancadas numeradas conforme preceitua o Estatuto do Torcedor.
Em 2010, fora modernizado o banco de reservas do Estádio Leônidas Sodré de Castro. Foram instaladas poltronas modernas para fornecer maior conforto aos atletas e árbitros que ali estiverem atuando. O toldo superior também foi trocado, antes era de metal e foi substituído por um de acrílico.
Em 2014 foi construido um hotel atrás da arquibancada principal do estádio para fazer a concentração antes das partidas. O estádio ainda conta com um novo telão giratório que é utilizado para mostrar as escalações dos times e, quando não ocorre partidas, o placar vira para o lado da Av. Almirante Barroso, mostrando algumas publicidades.
Estádio Curuzu Hotel Antônio Diogo Couceiro
Em maio de 2016, foi marcada pela inauguração do Hotel Antônio Diogo Couceiro, que será o local de hospedagem da delegação bicolor nos jogos em Belém.
O hotel concentração do Paysandu é um dos grandes marcos do clube bicolor criada pela gestão do Presidente Alberto Maia, e contou com a colaboração dos engenheiros Tony Couceiro(filho do Homenageado) e Leonardo Maia, e do arquiteto Carlos Tadeu.
A partir desta data, o futebol profissional do Paysandu terá a sua casa própria, literalmente, para realizar as concentrações antes dos jogos que serão disputados em Belém/Pará
Estádio Curuzu Sede Social
Em reunião de Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 19 de abril de 1927, a diretoria do Paysandu foi autorizada a adquirir o prédio de nº 66(na época) da Av. Nazaré onde vinha funcionando a sede social da Agremiação. O prédio, que foi demolido e hoje sede lugar a atual sede, foi comprado pela quantia de 50 contos de réis.
A sede fica localizada na Avenida Nazaré, nº 404, CEP. 66035-170, no bairro de Nazaré em Belém do Pará, onde funciona a Presidência, Diretoria do Clube, Secretaria e Departamento Administrativo/Financeiro. Em 29 de abril de 2016, com projeto de estruturação e vendas, foi construído a Loja Lobo situado dentro da Sede Social do próprio Clube.
A Loja Lobo contará com um amplo espaço para os seus frequentadores e de toda a linha esportiva da marca própria do Paysandu, além da linha casual da marca tanto masculino, quanto feminino e artigos de decoração da Marca do clube. A Loja Lobo também está ampliando sua Loja, planejando em diversos setores de Shoppings em Belém/Pará.
Estádio do Paysandu Sport Club Capacidade 2019
O Estádio Curuzu tem capacidade para 17.700 espectadores.
Apelidos Estádio do Paysandu Sport Club
- Curuzu
- Vovô da Cidade
Estádio Curuzu Visita – Tour
Ao visitar o Estádio do Paysandu Sport Club, o grupo conhece, as instalações do hotel, a academia Gabriel de Souza Castro, o Núcleo de Fisioterapia, a lavandeira, os camarotes, o Bistrô Bicolor, o gramado de jogo, a sala de imprensa e, por fim, os vestiários. Entre um lugar e outro, os torcedores encontraram alguns jogadores no caminho e aproveitaram para registrar o momento com fotografias.
Duas vezes por mês, o Sócio Bicolor vai sortear participantes do programa que estão em dia com suas mensalidades para convida-los a conhecer todas as estruturas internas do Estádio da Curuzu. Os contemplados serão comunicados pela Central de Atendimento do clube.
Para maiores informações, entre em contato com o Call Center do Sócio Bicolor: (91) 3241-9490 ou acesse o site www.sociobicolor.com.br . As adesões podem ser feitas nas centrais da Sede Social, na avenida Nazaré, ou da Curuzu
Estádio Curuzu Venda de Ingressos
Veja os pontos de venda, para você adquirir seu ingresso.
Sede Social do Paysandu / Loja Lobo / Secretaria Loja Lobo / Boulevard Shopping de Belém-PA Loja Lobo / Shopping Bosque Grão-Pará Quiosque Lobo / Shopping Metrópole Ananindeua Loja Forte Center / IT Center Loja Payxão / Supermercado Formosa da Cidade Nova Estádio Leonidas Castro (Curuzu) Roma Ticket MEIA ENTRADA São disponibilizadas 450 entradas de arquibancada para estudantes, em sistema de cadastro no site oficial do Paysandu. A retirada do ingresso é feita na Sede Social do Paysandu (av. Nazaré, 404), das 15h às 18h. SÓCIOS PROPRIETÁRIOS São disponibilizados 100 ingressos para arquibancada e outros 100 ingressos para cadeira aos sócios proprietários do clube, com a venda sendo realizada na Sede Social. LOCATÁRIOS DE CAMAROTE DO ESTÁDIO DA CURUZU A distribuição dos acessos para os locatários de camarote do Estádio da Curuzu, será realizada na Sede Social. PATROCINADORES E COLABORADORES A distribuição dos ingressos para colaboradores e patrocinadores do Paysandu será realizada na Sede Social e na Secretaria do Estádio da Curuzu. IDOSOS Serão disponibilizados 315 ingressos exclusivos para idosos, sob a responsabilidade da entrega do Conselho Municipal do Idoso, na CASA DA SAÚDE DO IDOSO, localizada na Avenida Governador José Malcher, 333, entre as Travessas Benjamin Constant e Dr. Moraes. PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS Os 135 ingressos disponibilizados para os deficientes físicos serão entregues e distribuídos sob a responsabilidade da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência, a APPD, localizado na Passagem Alberto Engelhard (antiga Vila Teta), esquina com 25 de março, no bairro de São Brás. |
Maiores públicos Estádio Curuzu
O maior público do Estádio Curuzu foi em 14/05/1991 com 16.029 pessoas, na partida Paysandu 1–0 Americano no Campeonato Brasileiro Série B.
Maior Artilheiro Estádio Curuzu
Benedito Pinho Leme, mais conhecido como Bené, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. É o maior artilheiro da história do Paysandu, com 249 gols. Também é o quarto maior artilheiro do clássico Re-Pa, no qual marcou 26 vezes, abaixo dos 28 de Quarenta e Cacetão, dos 30 de Itaguari e dos 47 do recordista Hélio, a quem superou como maior goleador do clube alviceleste.
Estádio Curuzu Setores
Estádio Curuzu Mapa
Google Street View Estádio Curuzu
Como chegar Estádio Curuzu
Os melhores acessos para chegar ao Estádio Curuzu são pelas avenidas João Paulo II, Almirante Barroso ou pela Travessa do Chaco.
O espaço não possui estacionamento próprio, apenas rotativos nas ruas do entorno.
Para quem for de ônibus utilize as linhas:
- 417 (Alcindo Cacela – José Malcher)
- 227 (Sacramenta – Humaitá)
- 970 (Mosqueiro – São Brás)
São algumas das que atendem o local. As linhas com sentido ao município vizinho de Ananindeua também passam pela região.
Fotos Estádio Curuzu
Fachada
Arquibancadas
Dia de Jogo
Gramado
Imagem Aérea
Estádio Curuzu PES
O Estádio Curuzu é um dos times que tem ou teve presente no game seu estádio virtual na franquia PES da Konami. Os gritos oficiais da torcida também estarão no jogo. O estádio se junta a outras arenas brasileiras confirmadas em PRO EVOLUTION SOCCER. Confira abaixo as fotos do Estádio Curuzu 2013
PES 2013
Qual time pertence a Estádio Curuzu?
Paysandu Sport Club – www.paysandu.com.br
Paysandu Sport Club (conhecido por Paysandu ou apenas Papão e cujo acrônimo é PSC) é uma agremiação poliesportiva brasileira, da cidade de Belém. Fundado em 2 de Fevereiro de 1914 por antigos membros do Nort Club. É também conhecido como “Papão da Curuzu”, em referência ao Estádio da Curuzu; seu mascote é o “Lobo”.
É o clube com maior número de títulos da Região Norte, totalizando 1 Copa dos Campeões, 2 Campeonatos Brasileiros da Série B, 1 Copa Norte, 2 Copa Verde e 47 títulos estaduais, além de ser o único da região a disputar a Taça Libertadores da América, isso em 2003.
Seu principal rival é o Remo, com quem disputa o clássico de futebol com mais partidas disputadas do Brasil, mais de 700 jogos, o Re-Pa. Também possui a maior torcida da Região Norte e uma das 20 maiores do Brasil, conforme Institulo Datafolha.
Hino do Paysandu Sport Club
De vitórias e louros coroado
Altivo, o Paysandu jamais temeu
Tem um belo, honradíssimo passado
São nobres as batalhas que venceu
Cada um de nós guarda no peito
Valor e orgulho extraordinários
Das nossas cores têm respeito
Os mais pujantes adversários
“Lutar”! eis a divisa que trazemos!
“Vencer”! eis a esperança que nos guia!
Leais e destemidos seguiremos
A glória que o futuro nos confia!
Cada um de nos guarda no peito
Somos jovens e ousados paladinos
E sempre achar-nos-hão de gladio nu
Elevando nos prélios mais ferinos
Com honra o pavilhão do Paysandu
Cada um de nós guarda no peito
Amamos os combates! E na luta
Como antigos heróis nos comportamos
Por isso a vez do público se escuta
Saudar o Paysandu com meus aclamos
Cada um de nós guarda no peito
Mascote Paysandu Sport Club
O mascote do Paysandu é representado por um lobo, chamado “Bicho Papão“, vestindo o uniforme oficial do clube.
Segurando uma bola de futebol na mão esquerda e fazendo um sinal de “beleza” na mão direita.
Shows e Eventos Estádio Curuzu
A Curuzu é palco das maiores conquistas do Paysandu mas não foi somente palco de atrações esportivas, lá fora realizado o show de uma das primeiras Bandas de Heavy Metal do Brasil a Banda Stress, que realizou seu primeiro grande show, no Estadio da Curuzu.
Na noite de 14 de novembro de 1982, cerca de 20 mil pessoas prestigiaram o quarteto formado por Roosevelt Cavalcante, ou Bala, nos vocais e baixo; Leonardo Renda nos teclados; André Chamon na bateria e Pedro Valente na guitarra.
A produção do evento foi toda feita pelos próprios integrantes da banda e por amigos, desde a montagem do palco até a iluminação e som. Porém mesmo com um palco improvisado de madeira e os equipamentos eletronicos emprestados, a intenção desta banda não era modesta: eles queriam “parar a cidade”.
Estádio Curuzu O Gol Mais Rápido do Mundo
Uma das maiores façanhas no mundo do futebol em todos os tempos aconteceu no Estádio Leônidas Castro, o gol mais rápido do mundo, foi realizado por um atleta do Paysandu. Após apenas 2 segundos do primeiro tempo, o atleta camisa 9 do time do Paysandu, Vital Filho, marcou um gol histórico. O jogo foi realizado no dia 04 de junho de 1997. Apesar da súmula oficial do jogo constar 2 segundos, a televisão mostrou que o gol foi realizado em 4 segundos, o que não impede de ser, de fato, o gol mais rápido do mundo. O jogo era entre Paysandu versus Santa Rosa, válido pelo campeonato paraense de 1997.
Vídeo Estádio Curuzu
Contato Estádio Curuzu
Telefone do Estádio Curuzu
- (91) 3246-8898
Endereço do Estádio Curuzu
Avenida Almirante Barroso, 654
Bairro: Marco = Belém – PA
CEP: 66093-971
Redes Sociais Estádio Curuzu
Página do Estádio Curuzu no Facebook
www.facebook.com/Estadio-da-Curuzu
Instagram Oficial do Estádio Curuzu
www.instagram.com/estadio-leonidas-castro-curuzu